Existem hoje no mercado, diversos modelos de gestão que buscam a maior qualidade de entrega dos seus produtos e serviços, o tqm é um deles.
Ganhando seu espaço dentro das empresas e organizações, o modelo tem surtido sucesso em suas aplicações e atende às necessidades dos gestores nos processos de melhoria.
Iremos conhecer um pouco mais dessa técnica e de que forma ela pode ser uma chave para o sucesso do seu negócio.
O que é TQM?
TQM é a sigla para “Total Quality Management”, que, em tradução seria “Gestão da Qualidade Total”. Esse modelo surgiu nos Estados Unidos na década de 1960, e foi desenvolvido por gestores de grandes empresas automotivas.
A metodologia tem como base a busca pela melhoria contínua, maior satisfação do cliente, resolução de problemas e gestão da qualidade total.
Essa estratégia, quando usada pelo setor de recursos humanos da empresa, pode estimular o trabalho em equipe e fazer entender a necessidade de uma gestão de qualidade nas organizações.
A tqm pode, também, ajudar na adoção da gestão da qualidade total em uma empresa de forma a se tornar uma cultura.
Quais são os princípios do TQM?
Alguns princípios devem ser considerados ao se aplicar o tqm.
- Foco no cliente;
- Melhoria contínua;
- Comprometimento da equipe;
- Idealização dos processos;
- Sistema integrado;
- Estratégia de abordagem;
- Tomada de decisão baseada em dados;
- Boa comunicação.
Todos esses fatores irão caracterizar a gestão da qualidade total da sua empresa, e garantirão uma boa aplicação da metodologia, é possível realizar adequações para que ela se encaixe perfeitamente à sua empresa.
Precisamos ressaltar que, ao escolher realizar uma mudança de gestão no seu negócio, é importante ter em mente que será um processo de efeitos a longo prazo e exigirá muita disciplina no começo.
Como pode influenciar no sucesso do meu negócio?
Como vimos, a gestão da qualidade total é uma técnica utilizada para obter a melhoria contínua de todos os níveis de uma empresa.
Essa abordagem garante uma diminuição de erros e defeitos, otimizando processos, o que é uma importante vantagem do tqm. Já é possível dizer que essa metodologia é capaz de influenciar positiva e diretamente no sucesso das organizações.
Mas estas não são as únicas vantagens da aplicação da gestão, existem outras muito importantes que merecem destaque.
Maior satisfação do cliente
Tudo o que uma empresa busca é um cliente satisfeito. Se o trabalho é bem realizado e, chega ao cliente um reflexo dessa melhoria contínua em quaisquer que sejam os setores, ele ficará cada vez mais contente.
Não existe um produto ou serviço perfeito que atenda às necessidades de todos os clientes, mas, um trabalho o mais bem executado possível irá atingir um maior número de clientes felizes com os resultados da sua empresa.
Maior eficiência e produtividade
Grande parte dos modelos de gestão tem como objetivo tornar mais claros os processos que ocorrem dentro da empresa. Isso facilita um maior entendimento e possibilidade de melhora.
O tqm tem como princípio a melhoria contínua, incentivando uma maior eficiência do trabalho e, assim, maior produtividade. Com o intuito de entregar sempre o melhor.
Envolvimento dos colaboradores
Como diz o ditado “ Se um não quer, dois não fazem ”. Uma mudança de gestão não se aplica sozinha, é preciso que toda a equipe esteja envolvida e aberta para alterações.
O relacionamento com os colaboradores deve ser uma ferramenta importante para que a gestão de qualidade seja uma realidade dentro da empresa.
Dessa forma,diversos setores são capazes de realizar e adotar mudanças juntos e fazer com que elas sejam postas em prática todos os dias, unidos por um único objetivo.
Maior qualidade de entrega
Pouco importa se sua empresa entrega ao cliente final um produto ou um serviço, se somarmos a maior eficiência e produtividade ao desempenho dos colaboradores, seu produto final terá uma melhora notável.
A diminuição de erros dentro dos processos da empresa, otimização do trabalho, maior produtividade e resolução rápida de problemas impactarão diretamente nos resultados.
Minimização de custos
Com objetivos mais claros e processos descritos, é possível otimizar custos dentro da empresa. Cortar etapas que não agregam valor, realizar uma automação em um setor ou adotar uma nova técnica são exemplos.
Um exemplo rotineiro é o uso do coworking nos setores administrativos e de rh. Esses setores tendem a exigir um maior investimento em infraestrutura e colaboradores, então porquê não migrar para um coworking?
As vantagens são numerosas, possibilidade de expansão do negócio, diminuição de custos, maior produtividade e rentabilidade do setor. Definitivamente é algo a se pensar.
Como aplicar essa metodologia?
A gestão de qualidade total tqm tem quatro principais estágios: planejamento, organização, controle e liderança. Alguns passos importantes devem ser seguidos para garantir o sucesso da empresa nessa nova etapa.
Definir um objetivo
Pode parecer um pouco óbvio, mas definir o objetivo da sua gestão é fundamental. Não se pode alcançar uma mudança geral da noite para o dia e, por isso, é necessário decidir qual será o primeiro ponto a ser cumprido.
Qualquer que seja seu objetivo, lembre-se de sempre tê-lo em mente durante todo o processo.
Incentivar a busca pela qualidade
Pode ser que os colaboradores da sua empresa não estejam com olhos tão voltados para a qualidade quanto você, portanto, mostre a eles a importância de realizar o trabalho com excelência e incentive o olhar crítico.
Isso poderá render a você uma ajuda extra na hora de realizar o manejo da gestão da qualidade total do seu negócio.
Identificar processos
Saber o que se passa dentro da sua empresa é muito importante se você busca uma melhoria contínua dos seus resultados, portanto, identifique e descreva todos os processos internos.
Uma boa descrição irá permitir uma boa análise e, uma boa análise permitirá mudanças focais capazes de alterar positivamente o curso do seu rendimento e produtividade.
Utilizar novas ferramentas
Se a intenção é melhorar, renovar também é uma boa ideia. Utilizar novas ferramentas para os processos da sua empresa pode ser uma opção.
Utilização de programas e softwares para otimizar tempo e diminuir mão de obra, a migração para o coworking, mecanizar etapas, padronizar processo, todas essas ferramentas irão ajudar a obter melhores resultados, se aplicadas adequadamente.
Capacitar colaboradores
Não se trata apenas de incentivar os colaboradores da sua empresa, mas também, capacitá-los para as mudanças que virão.
É importante que tenham conhecimento de como deverão trabalhar e quais são os novos objetivos da sua companhia. Dessa forma, o trabalho poderá fluir, com um colaborador que entende as necessidades da empresa e os seus novos princípios.
Adaptar e monitorar
Se trata de um método em aplicação, portanto, é importante estar atento aos resultados do trabalho feito. A mudança será gradativa, por isso, não exija o melhor desempenho logo nos primeiros dias.
No entanto, se forem necessárias novas adaptações para fazer o modelo se encaixar perfeitamente e ser capaz de entregar mais, não tarde em fazê-las. Lapidações no projeto são meios de buscar uma melhora ainda maior.
Se pretende adotar um novo método de gestão, conheça as soluções do XYZ Coworking.