coworking-porque-trabalhar-em-um-espaço-colaborativo

Um escritório compartilhado é um lugar de colaboração e networking que oferece infinitas oportunidades a quem o frequenta. Trabalhar em um escritório compartilhado pode significar crescimento acelerado que não seria possível alcançar de outra forma.

 

No post de hoje, você vai ver os principais motivos para trabalhar em um escritório compartilhado. Com certeza, você ficará animado com as vantagens que este modelo de trabalho pode trazer.

O que é um escritório compartilhado?

Escritório compartilhado – também conhecido como coworking – é um espaço de trabalho ocupado por várias empresas ou profissionais individuais. Esses profissionais compartilham o mesmo escritório em salas coletivas ou privativas.

Lado a lado com colaboradores de empresas diferentes, é incentivada a interação entre esses profissionais, seja do mesmo ramo de atuação ou de ramos completamente diferentes. Ao construir uma rede de contatos, surgem benefícios que outros modelos de escritório não trazem.

E quais as vantagens? Por que trabalhar em um escritório compartilhado?

Diversas demissões de funcionários ocorrem pela falta de comprometimento com o trabalho. Alguns funcionários acreditam que o problema também está com eles, com alguma fase da vida ou falta de paixão pela sua área de atuação.

Quando há por parte dos colaboradores uma comemoração para chegar o feriado, e uma tristeza por chegar a segunda-feira, é um dos indicadores iniciais de uma desmotivação para aquele ambiente.

Por que a motivação é importante?

Produtividade

Uma das melhores vantagens de trabalhar em um escritório compartilhado é o aumento de produtividade observado. Ocorre que muitos profissionais trabalham em home office, ou seja, em casa, e isso acaba por colocar inúmeras distrações no caminho da produtividade.

Quando este mesmo profissional começa a trabalhar em um escritório compartilhado, ele se vê rodeado de pessoas que estão dando o melhor de si, com foco no trabalho e nos resultados. A vontade de acompanhar os colegas – mesmo que não os conheça – gera um aumento na produtividade de forma involuntária.

Networking

O Networking é uma das primeiras vantagens que vêm à cabeça quando falamos em escritório compartilhado. De fato, é possível aumentar a rede de contatos profissionais em pouquíssimo tempo, mas também é uma vantagem o fato de manter essa rede nutrida.

Como os profissionais se encontram quase todos os dias, os contatos profissionais dificilmente ficam defasados e esquecidos. Assim, seu networking se mantém ativo e nutrido durante todo o ano. Afinal, de nada adianta conhecer muitas pessoas hoje e esquecer de falar com elas na próxima semana.

Economia

Trabalhar em um escritório compartilhado se mostra muito mais econômico do que ter um escritório próprio. Isso se aplica tanto a profissionais individuais quanto a empresas maiores. O custo de aluguel de um escritório, contas de água, luz, internet e telefone, além do equipamento e material de escritório, podem gerar um custo muito alto.

Em um escritório compartilhado, você já terá tudo isso pronto, bastando pagar uma mensalidade fixa para poder usufruir de toda essa infraestrutura. Economizando com o espaço, você fica livre para investir no que realmente importa.

Espaço adequado

Algumas empresas acabam se instalando em espaços que não são muito bem projetados para essa finalidade, deixando a desejar em qualidade e prejudicando a produtividade dos colaboradores.

O espaço influencia diretamente na produtividade. Quanto mais adequado ele for, melhor será o desempenho da equipe. Um escritório compartilhado é projetado para fazer os profissionais se sentirem à vontade, em um ambiente limpo, iluminado e bonito.

É impossível não se sentir bem e estimulado estando em um escritório compartilhado. Além disso, esses escritórios geralmente ficam em locais de fácil acesso, facilitando reuniões com clientes, investidores e parceiros, por exemplo.

Endereço fiscal

Outra vantagem de trabalhar em um escritório compartilhado é a possibilidade de utilizar seu endereço fiscal. Isso significa que a empresa pode abrir um CNPJ registrado no endereço do escritório, o que permite que o profissional se formalize e possa começar a crescer.

O escritório compartilhado possui toda a documentação de que a empresa precisa para se formalizar e dar início em seu plano de carreira.

Escritório virtual

Tem muitos clientes e poucos membros em sua equipe? Não tem problema. Um escritório compartilhado dispõe do serviço de escritório virtual, que recebe as ligações dos seus clientes e repassa a você somente o necessário, além de gerenciar suas correspondências.

Assim, você tem mais tempo livre para focar na produtividade e deixa que o escritório se encarregue dos atendimentos, que aliás, são feitos por pessoas especialmente treinadas para isso. O bom atendimento faz toda a diferença.

Criatividade e inovação

A inovação é algo que sempre está em alta. Ultimamente, tem sido um requisito quase obrigatório em todos os cantos. Trabalhar em um escritório compartilhado estimula a criatividade para que as empresas inovem cada vez mais.

O contato com outras áreas, as ideias, as conversas, o ambiente, entre outros fatores, acabam estimulando mais a criatividade do que em outros tipos de ambiente. Assim, ideias surgem frequentemente e com mais facilidade.

A solução de problemas se dá de forma muito mais rápida dentro de um escritório compartilhado.

E se você estiver passando por Joinville, aproveite para conhecer a XYZ Coworking. Um Coworking que dispõe de toda a infraestrutura que sua empresa precisa para crescer e ter mais sucesso. A XYZ conta com salas privativas, salas coletivas, salas de reuniões para clientes, escritório virtual, endereço fiscal, dentre todos os outros benefícios já mencionados acima.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e ajude-os a melhorar sua produtividade conhecendo os escritórios compartilhados!

 

Conheça a XYZ Coworking! Venha nos fazer uma visita.

Compartilhar

Comentários

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

cinco × 3 =