Pessoas fazendo networking

Você já deve ter ouvido falar que é importante fazer networking para abrir novos caminhos e ser um profissional relevante no mercado de trabalho, mas você sabe o que significa tudo isso? Leia abaixo e confira!

O networking pode te colocar numa posição de destaque, transformando o seu relacionamento com os outros em uma ferramenta poderosa, capaz de criar oportunidades quando você menos espera. Novos empregos, negócios, clientes, projetos, amigos, entre outros, são alguns dos benefícios que podem surgir de um bom networking. Por isso, vamos te ensinar como fazer para melhorar as suas chances de sucesso. 

O que é networking? 

Networking é o ato de cultivar uma rede de contatos ou relacionamentos profissionais. São pessoas que, através do relacionamento profissional, trocam experiências, conhecimento e informações que podem ser relevantes.

Isso traz inúmeros benefícios, tanto a quem recebe quanto a quem passa a informação, e é por isso que você deve aprender a como fazer networking. Com isso é possível se tornar um profissional de respeito, reconhecido e referenciado pelo mercado.

Não apenas no mundo dos negócios, mas na vida, ter contatos é tudo. O que você prefere: chamar um eletricista que fez um bom serviço na casa do seu melhor amigo ou ligar para um que você não conhece?

Como fazer networking? 

As oportunidades para fazer networking existem aos montes, e se engana quem pensa que só é possível ter este tipo de contato em eventos promovidos pelas empresas. Ganchos para fazer networking estão por toda parte, principalmente na era digital.

Vamos a algumas dicas para que você consiga melhorar o seu networking de forma a ter uma boa rede de contatos profissionais.

Uma via de duas mãos 

A primeira coisa a saber para aprender como fazer networking é entender que isso é uma via de duas mãos. Você nunca poderá receber sem oferecer algo em troca. Por isso, não seja interesseiro. As pessoas perceberão se você se aproximar delas devido à posição importante ou vantajosa que elas ocupam.

Ao invés disso, pense em como você pode ajudar as pessoas para que elas te procurem. Quanto mais você contribuir para uma comunidade ou um grupo, mais relevante você se tornará para a sua rede profissional.

Qualidade ao invés de quantidade 

Há quem pense que basta chegar a um evento com um bolo de cartões no bolso e sair distribuindo para estar fazendo networking. Isso está errado. São pessoas desconhecidas recebendo um cartão de alguém que nunca ouviram falar. Então, aqui vai a segunda dica de como fazer networking.

Ao invés de quantidade, pense em qualidade. Converse com as pessoas, participe de discussões, debates e conversas amistosas. Apresente-se e pergunte sobre as pessoas, sobre o que elas fazem e sobre seus projetos.

No dia seguinte é importante continuar o relacionamento, mantendo o contato. Mande um e-mail ou uma mensagem e agradeça pelo contato proporcionado. As pessoas que se sentirem mais próximas de você são as que vão se lembrar do seu nome quando precisarem.

Use a internet 

Como fazer networking se a minha empresa não participa de eventos? Como fazer networking se eu trabalho sozinho? E se não sobra tempo para conversar com outros setores?

O networking não precisa ser feito apenas pessoalmente. Se você possui limitações para estar presente em lugares onde acontece o networking, use a internet a seu favor. Redes sociais existem para conectar as pessoas, então aproveite!

Seja no LinkedIn, no Facebook ou em qualquer outra plataforma, você pode construir relações participando de grupos, debates, discussões, conversas, entre outros. Mostre-se interessado nos assuntos que estão circulando com maior frequência.

Quando perceber algum contato que pode ser benéfico para você, ofereça um benefício a ele, seja em forma de ajuda, informação ou conhecimento. O ambiente virtual pode gerar ótimas oportunidades.

E se o seu problema é tempo, isso também não é impedimento. O networking pode ser feito no caminho para o trabalho, ou enquanto toma o seu cafezinho da tarde. Separe dez minutos do seu dia para interagir com seus principais contatos e veja a diferença que isso trará para sua vida.

Networking em espaços de coworking 

Os espaços de coworking são excelentes oportunidades para aumentar sua rede todos os dias. São escritórios compartilhados onde empresas e profissionais individuais trabalham lado a lado, dentro do mesmo espaço.

A interação é o foco desses espaços e pode ser altamente benéfica para todos os tipos de negócio, sendo assim, uma das melhores chances de fazer um networking excelente é estando presente em espaços de coworking.

Se você está em Joinville, aproveite para conhecer a XYZ Coworking, um espaço moderno, com toda a infraestrutura e comodidade para você e sua empresa. Além de ter grandes oportunidades, poder economizando dinheiro, já que é muito mais barato do que manter um escritório próprio.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e, claro, com seus contatos profissionais!

Compartilhar

Comentários

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

cinco × 4 =