Em todos os tipos de empresa, estratégias de divulgação são essenciais para alavancar o seu modelo de negócio em direção ao sucesso. E nesse contexto, surge o elevator pitch!
Uma das principais características desse método — que o nome vem do inglês e significa “discurso de elevador” — é ser direto.
Bastante adotada por startups, mas também por todo tipo de empresa que busca uma forma de atualização e inovação, a abordagem tem muitas vantagens a oferecer.
A seguir, você vai descobrir um pouco mais sobre o assunto!
O que é Elevator Pitch?
O conceito de elevator pitch, de origem norte-americana, teve sua ascensão na década de 70, quando empresários começaram a abordar possíveis clientes nos elevadores de edifícios comerciais.
Nesse curto intervalo de tempo, eles apresentavam rapidamente seus produtos ou serviços, a fim de cativar aquele cliente.
A ideia era mostrar todos os benefícios promovidos pela marca em poucos segundos, e, por isso, o discurso deveria ser rápido, curto e objetivo.
Portanto, o elevator pitch representa uma técnica de marketing que envolve um discurso conciso, destinado a divulgar os produtos ou serviços de uma empresa específica de forma rápida.
Esse tipo de apresentação se destaca pela brevidade e objetividade, buscando despertar a curiosidade e o interesse do interlocutor, levando-o a desejar mais informações sobre o assunto breve que acabou de ouvir.
A estratégia é particularmente eficaz também, ao atrair investidores, parceiros e potenciais clientes.
Na prática, para que serve o Elevator Pitch?
O objetivo principal do pitch é despertar o interesse do ouvinte, motivando-o a conhecer mais sobre a marca e os serviços oferecidos, o que aumenta a probabilidade de estabelecer contato e obter retorno.
A finalidade é suscitar o interesse e incentivar retornos e contatos após a apresentação, como solicitar um cartão de visita ou iniciar uma conversa mais profunda.
O elevator pitch também tem a capacidade de facilitar encontros e reuniões posteriores, permitindo uma apresentação mais detalhada das atividades da empresa e todos os aspectos do negócio.
Além disso, ele pode proporcionar uma compreensão mais detalhada dos pontos fortes da organização, ou seja, aquilo que agrega maior valor ao seu produto final.
Não à toa, o elevator pitch também é aplicável em apresentações durante feiras, congressos e bancas.
No entanto, é essencial estar atento às particularidades da metodologia, uma vez que ela é facilmente confundida com seu “primo próximo”, o discurso de venda.
Qual a diferença entre Discurso de Venda e Elevator Pitch?
Apesar de apresentarem semelhanças e compartilharem a mesma natureza, o elevator pitch é um breve discurso projetado para capturar o interesse do ouvinte e despertar o desejo de obter mais informações.
Em adição, o pitch destaca os pontos mais relevantes de uma empresa. Por outro lado, o discurso de venda concentra-se no que será oferecido ao cliente e nos benefícios que o produto proporciona.
Outro aspecto do discurso de venda é a ausência de uma métrica definida. Embora seja ideal que todos os discursos de marketing sejam objetivos e curtos, essa não é uma norma para as comunicações de um vendedor.
Adicionalmente, um discurso de venda pode ser complementado por elementos visuais, como gráficos, cartões de visita, folders e banners.
Enquanto isso, o elevator pitch depende principalmente do próprio discurso e não faz uso de recursos visuais.
Portanto, ao desenvolver sua estratégia de marketing, é indispensável prestar atenção à formulação dos discursos e às características específicas de cada abordagem.
O que o Elevator Pitch tem a ver com Networking?
O pitch não se limita apenas às interações com clientes, pois também desempenha um papel importante na construção de redes de contatos.
Integrar o elevator pitch aos canais de networking é uma estratégia eficaz para atrair a atenção de potenciais parceiros, clientes e investidores.
Um discurso bem elaborado, abordando todos os pontos essenciais da empresa, tem o poder de empolgar diversos públicos, que podem beneficiar a empresa em vários âmbitos.
Reconhecer a importância do networking para as organizações e investir em meios de expandir as relações e criar oportunidades de negócios é fundamental para garantir um crescimento contínuo.
Sendo assim, a aplicação do elevator pitch no networking pode ocorrer em diversas situações, como em encontros presenciais, reuniões, eventos ou conferências.
Com discursos diretos e impactantes, é possível despertar o interesse de outras pessoas pela sua marca.
Já no ambiente online, o elevator pitch pode ser incorporado a plataformas como redes sociais e perfis de networking empresarial, funcionando como vitrines eficazes.
Essa abordagem atrai pessoas interessadas em explorar sua página ou perfil, possibilitando a expansão de contatos e relacionamentos empresariais com apenas um clique.
Afinal de contas, como criar um Elevator Pitch?
Agora que você compreendeu o conceito e a importância do elevator pitch e conhece as suas características específicas, é hora de aplicar esse conhecimento e criar um discurso conciso para a sua empresa.
Porém, a elaboração não deve ser feita de maneira aleatória, há diretrizes a serem seguidas para desenvolver o pitch perfeito.
Comece respondendo algumas perguntas fundamentais, como:
- Qual problema a sua empresa resolve?
- Qual serviço sua empresa oferece para solucionar esse problema?
- De que maneira seu negócio entrega a solução ao cliente?
- Quem é o seu público-alvo?
- Quais são os diferenciais da sua empresa?
Ao responder de forma precisa a essas perguntas, você terá os elementos necessários para criar seu discurso.
Em seguida, trabalhe junto com sua equipe para desenvolver um pitch envolvente que incorpore esses elementos. Certifique-se de evitar um discurso superficial, vago e sem embasamento.
Sua fala deve ser completa, apresentando um começo, meio e fim, transmitindo de forma convincente a proposta de valor única da sua empresa.
3 Dicas para fazer o seu Elevator Pitch funcionar
Mesmo depois de aprender como fazer um elevator pitch, você pode estar se perguntando: “mas como fazer meu discurso funcionar e trazer bons resultados?”.
Confira algumas dicas:
1. Avalie seu público
O seu discurso precisa ser maleável. Por isso, se você está usando o seu elevator pitch em uma palestra para empresários, pode adotar um vocabulário mais técnico e profissional.
Entretanto, se você pretende usá-lo em uma rede social informal ou outro canal de comunicação, talvez caiba palavras mais comuns, populares e um tom mais descontraído.
2. Seja objetivo
O pitch não é feito para enrolação. Então, vá direto ao ponto e seja claro com o seu ouvinte. O discurso será muito mais atraente, profissional e efetivo dessa forma.
Não se esqueça de que a essência do elevator pitch é ser um discurso rápido e direto.
3. Revise e atualize
Projetos sempre precisam de alguns ajustes.
Portanto, revise o seu discurso até que seja ideal para a sua empresa e transmita todos os seus valores, deixando claro tudo o que é necessário e importante para você.
Não se esqueça também de atualizá-lo conforme o desenvolvimento do negócio.
E caso você queira contar com uma ajuda extra, conte com o apoio de outros profissionais, que podem te ajudar a desenvolver o seu elevator pitch.
Conheça o XYZ Coworking, o espaço ideal para encontrar pessoas de diferentes áreas, com ideias, experiências e conhecimentos que podem ser compartilhados para te dar excelentes insights!