Economia Colaborativa: por que é cada vez mais importante?

Homem vestindo camisa social e gravata mexe no celular enquanto olha para a câmera e sorri. Atrás dele, há diversos prédios comerciais.

A sustentabilidade, sem dúvida, é um dos assuntos mais falados da atualidade. Embora aplicá-la possa ser um desafio, existem práticas que já se baseiam nos conceitos sustentáveis, como é o caso da economia colaborativa. 

Nesse novo cenário, a ideia de compartilhamento e colaboração vem crescendo graças aos diferentes modelos de negócios que surgem, permitindo que uma nova percepção de mundo surja e se dissemine facilmente. 

Mas por que a economia colaborativa vem se tornando cada vez mais importante? É o que responderemos neste artigo. 

Acompanhe!

O que é Economia Colaborativa?

Em suma, a economia colaborativa é um novo modelo de negócios que prega o compartilhamento de um produto ou serviço, ao invés da sua compra. Ou seja, relações como locação, empréstimo e outros.

Podemos citar como exemplo, para fins ilustrativos, o aplicativo Uber. 

Porém, o compartilhamento não precisa, necessariamente, ser unilateral, ambas as partes podem compartilhar o consumo de bens e serviços, é o que acontece com empresas que adotam essa prática. 

A ideia da economia compartilhada — como também é chamada — trouxe para o mundo dos negócios a ideia de que é sim possível aumentar a produtividade, reduzir custos e adotar a sustentabilidade ao mesmo tempo. 

Em geral, este tipo de abordagem funciona através de tecnologia, isto é, sistemas que permitem um compartilhamento mais fácil e rápido, a fim de agilizar as relações comerciais. 

Mas, qual a relação da economia colaborativa com a sustentabilidade? Essa resposta é bem simples. 

Com o compartilhamento de produtos e serviços, menor é a necessidade de compra. 

Isso significa que menos resíduos serão gerados, pois o descarte será reduzido, bem como a extração de recursos naturais que seriam usados para produzir novos produtos. 

Quais são os pilares da atuação Colaborativa?

Assim como toda nova metodologia, a economia compartilhada tem seus pilares e suas características. 

Confira algumas delas:

Uso de Tecnologia

É através da tecnologia que os compartilhamentos e divulgações são feitos, usando plataformas, sites e aplicativos para incentivar esses relacionamentos e facilitar o contato entre as partes envolvidas na negociação.

Por isso, o uso da tecnologia é um dos pilares dessa nova abordagem econômica.

Controle de Qualidade

Quando se oferece algo que pode ser compartilhado por várias pessoas, é preciso ter um controle de qualidade rigoroso, pois só assim é possível ter certeza de que um produto ou serviço atende às expectativas do mercado. 

Os usuários também são classificados quanto ao seu perfil de uso. Isso permite que, empresas que não acharem que seu produto foi bem usado por determinados usuários, não voltem a negociar. 

Flexibilidade

Esse tipo de economia favorece a flexibilidade de uma maneira que nenhuma outra é capaz de favorecer.

Isso porque, a metodologia permite que ambos os lados façam escolhas, além de determinar sua própria jornada de trabalho e o modo como suas atividades serão exercidas.

Autonomia

A ideia de uma economia compartilhada também promove autonomia de ambas as partes, fazendo com que possam escolher o modo de uso do produto que estão compartilhando.

Em outras palavras, você pode compartilhar um software com outra empresa e esta decidirá se ela usará esse produto como a sua ferramenta principal ou apenas como um complemento.

Qual é a importância da Economia Colaborativa?

A economia colaborativa vem se tornando cada dia mais importante nos negócios, e isso não é à toa!

Afinal de contas, esse método possui diversos benefícios para quem o adere, além de ajudar, direta ou indiretamente, na resolução de diversos problemas sociais e ambientais.

Alguns dos motivos que tornam a economia colaborativa tão importante são:

1. Redução de Custos

A diminuição de custos com produção, frete e insumos é, sem dúvidas, um dos maiores impactos para a empresa. A possibilidade de economizar enquanto os lucros aumentam é muito vantajosa! 

Além disso, essa metodologia permite que os estoques sejam reduzidos, diminuindo, até mesmo, a necessidade de grandes infraestruturas. 

2. Sustentabilidade

Como já falamos, essa também é uma forma de atingir a sustentabilidade dentro da sua empresa. 

A economia compartilhada ou em rede surgiu junto com novas tendências para buscar o equilíbrio entre o uso dos recursos naturais e a sua disponibilidade.

3. Crescimento de Novos Negócios

Ao abrir um leque de possibilidades, a economia colaborativa viabiliza o crescimento de pequenas e novas empresas em ascensão. Isso porque, o compartilhamento bilateral se torna possível e facilitado, uma vez que é feito, em grande parte, virtualmente. 

Esses novos empreendedores podem ser vistos mais facilmente através da internet, sendo capazes de ocupar o lugar que tanto almejam dentro de um mercado absolutamente competitivo. 

4. Networking

Networking é algo que toda empresa deve fazer se deseja crescer. Nesse sentido, a economia compartilhada também tem muito a oferecer. 

Afinal, o compartilhamento entre empresas também promove trocas efetivas de conhecimento e outras pautas importantes. Além de tudo, o meio virtual, por onde essas relações são mantidas, favorece o encontro entre potenciais parceiros. 

Com todos esses impactos sobre diversos âmbitos sociais, ambientais e econômicos, conseguimos entender porque a economia colaborativa é tão importante atualmente, e quão importante será para o futuro!

Entenda a relação entre Coworking e Economia Colaborativa

O coworking é um exemplo clássico de economia colaborativa que já está presente no nosso cotidiano. 

Ele consiste em um método de compartilhamento eficaz, onde um espaço é oferecido por uma empresa em troca de um pagamento que pode ser no estilo day-use ou mensalidade. 

Fazer parte dessa metodologia sustentável é uma das grandes características do coworking, o que ajuda empresas a pouparem custos e oferecerem ambientes profissionais. 

Podemos dizer que o coworking também sustenta todos os pilares da economia colaborativa: uso de tecnologia, controle de qualidade, flexibilidade e autonomia. 

Tudo isso além de, é claro, promover a redução de custos.

Para empresas que já entendem a importância de adotar a abordagem colaborativa mas ainda não sabem por onde começar, o coworking é, sem dúvida, a alternativa perfeita! 

Então, se você quer começar da melhor forma possível, conheça as soluções do espaço XYZ Coworking!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

XYZ COWORKING

Um espaço colaborativo, repleto de pessoas incríveis dispostas a mudar a visão do mundo sobre o trabalho. Somos administradores, psicólogos, contadores, coaches, professores, designers, entusiastas e acima de tudo, realizadores. Nascemos em Joinville – Santa Catarina, mas gostamos de dizer que somos do mundo inteiro porque não acreditamos em fronteiras.

POSTS RECENTES

SIGA-NOS