Foto de duas pessoas trabalhando juntas em Espaço de Coworking

Como fazer minha equipe ser mais produtiva? A falta de motivação no trabalho pode colaborar para uma queda no rendimento da sua equipe. Enquanto a motivação é a chave para essa pergunta, um espaço de coworking pode ser a fechadura.

 

No mercado de trabalho somos constantemente cobrados com relação ao nosso desempenho. Temos certeza que você ouviu (ou falou) as palavras “qualidade” e “produtividade” muitas vezes.

É fato que ter qualidade de trabalho em um nível alto de produtividade é o que gera lucro e prestígio para a empresa. E é um grande desafio para todos dentro dela.

Todos se fazem, eventualmente, a mesma pergunta: o que fazer para fazer para minha equipe ser mais produtiva? A falta de motivação no trabalho pode colaborar para uma queda no seu rendimento e do seu quadro de funcionários. Enquanto a motivação é a chave para essa pergunta, um espaço de coworking pode ser a fechadura!

Por que existe a desmotivação?

Rotina. Ela é essencial para algumas finalidades e é útil na maioria das vezes. Ter uma rotina gera um senso de disciplina e comprometimento com o seu objetivo. Mas ela também se torna cansativa.

O índice de baixa retenção de funcionários pode ser grande devido a uma rotina onde eles não se sentem mais bem acolhidos, ou uma parte essencial para a empresa.

Se é comum ver funcionários desanimados e sem criatividade, pode ser que haja um problema na sua empresa. Isso pode impactar não apenas no seu lucro, mas na visão da sua empresa perante os seus clientes.

A desmotivação pode ocorrer por falta de feedbacks de superiores; pela sensação de ser um “robô” programado para atingir metas; ganhar um salário não compatível com as tarefas desempenhadas; ter a sensação de que está sozinho no trabalho, sem uma liderança inspiradora; entre outros motivos.

Os problemas para a empresa

Diversas demissões de funcionários ocorrem pela falta de comprometimento com o trabalho. Alguns funcionários acreditam que o problema também está com eles, com alguma fase da vida ou falta de paixão pela sua área de atuação.

Quando há por parte dos colaboradores uma comemoração para chegar o feriado, e uma tristeza por chegar a segunda-feira, é um dos indicadores iniciais de uma desmotivação para aquele ambiente.

Por que a motivação é importante?

A motivação é um fator que pode ser tanto interno quanto externo. Os meios em que vivemos influenciam no nosso bem estar e, consequentemente, na nossa alegria e senso de motivação e desafio.

Você provavelmente já viu escritórios empresariais com quadros negros, jogos, jardim, pufes coloridos e sofás confortáveis. São coisas que parecem pequenas e alguns insistem ainda que elas colaboram para distrair o colaborador de sua jornada de trabalho.

Na verdade essas são técnicas motivacionais. Significa que a empresa se preocupa com o bem-estar do funcionário, já que passamos grande parte do nosso dia no trabalho.

Essa sensação de apoio deixa as pessoas relaxadas o bastante para ter uma mente limpa, aberta para novas ideias. E aí entra o aumento de produtividade!

O desafio da produtividade

Produção com eficiência, comprometimento e com aquela motivação em alta em um período de segunda a sexta, durante a maior parte do dia, não é nada fácil.

De fato há muitas distrações, como a Internet. E algum tempo disponível para relaxar navegando na web, também pode ser útil para evitar gerar o famoso bloqueio criativo.

Às vezes até uma pausa para um cafezinho e uma conversa sobre um assunto completamente aleatório com uma pessoa nova pode despertar novamente o colaborador, gerando aquele gás em voltar para o trabalho com ideias inovadoras.

O que acontece é que muitos não dosam o tempo de pausa do trabalho com outra atividade. Ou não fazem uma pausa por estarem constantemente ocupados com uma grande carga e pressão.

Afinal, como alinhar uma alta produtividade, acompanhada de motivação pelo trabalho? Trabalhar em um espaço de coworking é uma excelente opção para unir esse grande desafio que é fazer com que uma empresa tenha sucesso.

Como o coworking ajuda a aumenta a produtividade?

Preparar um ambiente de trabalho motivacional não é uma tarefa fácil e pode ser até cara. O coworking oferece estrutura completa, com custo muito acessível, e sem as mesmas distrações que trabalhar em casa oferece. Isso gera mais foco e mais produtividade.

Você e sua equipe vão se conectar com outros profissionais e vão perceber que todos ali têm o mesmo objetivo: empreender. Existe uma frequente troca de ideias sobre negócios; ferramentas de trabalho; notícias; eventos; entre outros assuntos.

O clima é de profissionalismo. Isso faz com que os profissionais que começam a utilizar o espaço tenham o mesmo comportamento.

Além disso, o networking acontece o tempo todo. Mais pessoas e empresas passam a conhecer o seu negócio. E mesmo que não resulte em negócios imediatos, gera motivação, o que ajuda no aumento da produtividade.

Gostou do nosso texto? Compartilhe-o. Conheça a XYZ Coworking! Venha nos fazer uma visita.

Compartilhar

Comentários

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados*

4 × 2 =