Como fazer minha empresa render mais? Em algum momento todo gestor já se fez essa pergunta. Justamente pensando nisso, novos métodos de trabalho foram surgindo com o objetivo de melhorar o rendimento de um negócio. Um destes métodos é a gestão lean.
O método de gestão de uma empresa diz muito sobre seus objetivos e seus ideais. Atualmente, as empresas vêm adotando um método novo e funcional, com o objetivo de melhorar seu desempenho e reduzir custos. Esse novo tipo de gestão é conhecida como lean.
O que é gestão lean?
A gestão lean teve seu surgimento na era do toyotismo e, hoje, tem se aprimorado para caber dentro das mais diversas empresas e suas modalidades de trabalho.
O método lean visa um trabalho mais otimizado, com menos gastos, menos processos e burocracias. O seu foco é sempre a melhoria da empresa, fazendo com que o trabalho se torne mais acessível, com uma comunicação mais transparente e com menos desperdícios sem prejudicar o produto final.
Para o método lean há 7 tipos de desperdícios: estoque, espera, superprodução, correção, processamento excessivo, transporte e movimentação. Essas perdas devem ser corrigidas por meio de cortes, priorizando o mais importante dentro da empresa, o resultado.
Podemos dizer que a gestão lean procura sempre o maior rendimento utilizando a menor quantidade de recursos, processos, valores e pessoas possível. Pode parecer fábula, mas já temos grandes resultados da aplicação do método.
Um dos exemplos que mostram que a gestão lean é adaptável a qualquer tipo de empresa é o resultado que a sua aplicação tem trazido em hospitais públicos onde, no setor de emergência, tem otimizado o tempo entre os atendimentos aos pacientes e reduzido a superlotação.
Quais são os benefícios da gestão lean?
Talvez o benefício mais claro da gestão lean seja o corte de desperdícios dentro da empresa, mas esse método não tem apenas esse intuito. Essa metodologia otimiza a produtividade, diminuindo o número de processos e sítios dentro da empresa.
Dessa forma, reduz o tempo que o produto ou serviço percorre da sua concepção até o cliente, melhora o desempenho individual dos trabalhadores, aumenta a qualidade final fornecida e reflete, sem dúvidas, na produtividade da empresa.
Quais são os princípios da gestão lean?
Toda metodologia é composta por uma filosofia e princípios, é necessário conhecer todos os pontos relevantes da gestão lean, bem como todos os seus princípios antes de aplicá-la. Alguns dos principais pontos da metodologia lean são:
Valor
O valor é aquilo que a empresa vai entregar ao cliente no final do processo, esse valor não pode ser alterado negativamente pela metodologia lean em nenhuma hipótese. Ele somente poderá ser influenciado de forma a aumentar a qualidade do produto final.
Fluxo de valor
Esse princípio consiste em conhecer, dentro da sua empresa, quais são as etapas que agregam maior valor ao seu produto ou serviço final. Deve-se realizar um mapeamento de todos os processos existentes na atual gestão até a geração do produto ou serviço.
Analisar o fluxo de valor é importante para conhecer a empresa e as etapas de maior importância dentro da produção.
Fluxo contínuo
O próximo princípio tem como objetivo criar uma produção ininterrupta, a fim de diminuir a ocorrência de erros, aumentar a produção e atingir um padrão mais eficiente e ágil. O fluxo contínuo vai exigir maior foco no trabalho ou linha de produção.
Produção puxada
A produção puxada é um conceito no qual a demanda pelo produto move a produção, dessa forma, o estoque é reduzido e pode até mesmo ser extinguido de determinadas empresas. O intuito é diminuir desperdícios com mão de obra, matéria prima, espaço e estoque.
Perfeição
Sabemos que atingir a perfeição é impossível. Na gestão lean, esse princípio serve mais como uma motivação, visto que o seu principal objetivo é sempre buscar o melhor dentro da empresa e para o cliente.
Como implementar o lean na minha empresa?
A implantação da técnica lean em uma empresa nunca acontecerá do dia para a noite. Uma vez tendo conhecimento do que é essa filosofia e de quais são os seus valores, a empresa pode começar a fazer suas adaptações para aplicar o lean.
O primeiro passo é analisar a sua empresa e todas as suas etapas e processamentos para que se indique onde ocorre desperdícios e onde poderão ser feitas as primeiras alterações de imediato sem causar grandes estranhezas e inconsistências.
É importante levar em consideração os funcionários daquela instituição, pois estão acostumados com certos sistemas e métodos que, com a implementação da metodologia lean, podem sumir. Nesse quesito, uma boa conversa cairá como uma luva.
As mudanças devem começar gradualmente e do processo menos relevante ao mais decisivo, lembrando que deve-se sempre priorizar o fluxo de valor e não realizar alterações que possam mudar o seu valor final. Por isso, é extremamente importante o conhecimento e a classificação de todos os processos da empresa.
De que forma o coworking pode ser útil na gestão lean?
Sabemos que a gestão lean prioriza a otimização de processos dentro de uma empresa, pensando nesse sentido, o coworking pode ser uma mão na roda para aquelas empresas que concentram muitos processos burocráticos e administrativos em um só lugar.
Escritórios de advocacia, contabilidade, empresas de TI, marketing, entre outros tipos de serviços, podem se beneficiar ao conseguir a redução de custos e a otimização do espaço físico utilizado pelos colaboradores.
Já para indústrias e comércios, esses processos podem ser redistribuídos e concentrados em outros lugares, além de diminuir os custos com escritórios, salas de reunião e outras estruturas no mesmo local onde a produção ocorre. Isso permitirá um maior foco para ambos os setores administrativos e de produção.
A otimização de gastos no setor administrativo irá permitir ao gestor investir em melhorias na produção e aplicar a metodologia lean em busca da perfeição. Além disso, o coworking tem se mostrado muito produtivo para setores administrativos, conferindo maior conforto ao trabalhador e a possibilidade de expansão da empresa.
Isso ocorre uma vez que o setor não se encontra atrelado à estrutura física daquela corporação e pode ser onipresente, possibilitando a adesão de novos colaboradores e clientes de diversos lugares.
Conheça as soluções do XYZ Coworking e como podemos te ajudar a ter maior rendimento.