Embora praticamente todo profissional reconheça a importância de uma rede de contatos sólida, muita gente ainda tem dúvida sobre como fazer networking em eventos, que é onde costuma ser a oportunidade perfeita para interagir.
Há quem não saiba ao certo como abordar, outros que abordam mas não conseguem fazer o papo fluir e até quem vai bem na conversa superficial, mas quando é hora de falar de negócios… trava!
Para te ajudar a fazer um bom networking, de uma forma leve, sem ser inconveniente, preparamos este conteúdo!
Então, continue por aqui até o final, pois vamos falar sobre as 10 melhores formas para criar, fortalecer e consolidar sua rede de contatos!
1. Invista na interação em grupo
Eventos como congressos, treinamentos ou palestras, obviamente, contam com diversas atrações principais, onde o foco costuma ser alguém em específico.
Enquanto o palestrante ou mediador fala, as outras devem ouvir atentamente, sem ficar de conversa paralela ou cochichos. Pelo menos, isso é o mínimo que se espera do público, certo?
Mas então, como fazer networking em eventos?
Fique atento aos momentos de pausa, como os famosos coffee breaks, perfeitos para interagir e conhecer novas pessoas. Procure ser elegante e se aproximar de quem é interessante para os seus objetivos.
2. Quantidade não é sinônimo de qualidade
Não dá para negar que fazer networking em eventos é uma missão que muitas pessoas consideram que “quanto mais, melhor”. Ou seja, é comum dizerem que você precisa acumular muitos contatos para ter um resultado satisfatório.
Entretanto, não é bem assim!
Isso porque, é fundamental ter uma rede de contatos de qualidade e não necessariamente extensa.
Logo, é imprescindível participar de eventos corporativos tendo boas estratégias traçadas, a fim de “captar” potenciais parceiros e não apenas números.
3. Estude sobre o evento
Outra dica que jamais pode ser deixada de lado é o seu preparo para o evento.
Em outras palavras, é fundamental que você se informe sobre a programação, estude quais serão os assuntos abordados e como eles podem te colocar em contato direto com quem pode ser um cliente ou investidor do seu negócio.
Procure ter claro na sua mente as razões que estão te levando ao evento, as pessoas que estarão lá e por que você quer conhecê-las.
4. Conheça o perfil do público
Intimamente relacionada à dica anterior, está o nosso quarto ponto de atenção!
Se você está estudando sobre o evento corporativo que pretende participar, não dá para negligenciar uma pesquisa profunda sobre o perfil do público que estará presente.
Por isso, busque informações sobre as empresas que já estão confirmadas ou que possuem algum tipo de relação com os tópicos que serão tratados no encontro. Além disso, fique por dentro dos assuntos que estarão em pauta.
5. Planeje suas abordagens
Ainda antes de chegar ao evento, é primordial que você já saiba como vai se apresentar às outras pessoas, como vai abordá-las e sobre o que deseja falar.
No entanto, tome cuidado para não tornar a dinâmica robótica, cheia de textos decorados. Personalize a abordagem, adeque para cada tipo de empresário de cada setor do mercado e procure ser natural, gentil e simpático.
Não seja indelicado e nem vá direto ao assunto, comece com cautela e observe o ritmo dos colegas de trabalho (caso esteja acompanhado deles).
Quando julgar oportuno, “pegue um gancho” na conversa e ao final troque cartões de visita.
6. Tenha diálogos fluidos
Sabe aquele papo monossilábico? Pois é, ninguém merece! Então, procure desenvolver a conversa e torná-la fluida, sem ficar calculando cada palavra. Seja espontâneo, mas sem perder a compostura, claro.
Começar o diálogo fazendo uma pergunta ou um comentário sobre o evento é uma boa estratégia. A partir daí, você consegue sentir o nível de receptividade do seu interlocutor e saber quais devem ser os próximos passos.
Outra dica é: saiba ouvir!
Nesses ambientes, muita gente está preocupada só em falar. Então, não seja essa pessoa, ouça atentamente tudo o que te dizem e procure memorizar (ou até anotar) os comentários mais relevantes.
7. Foque em quem te interessa
Procure identificar quais são os players que têm algo a acrescentar ao seu empreendimento e tente investir seu tempo e a sua energia neles. Lembre-se que quantidade não é sinônimo de qualidade, como vimos na dica número 2.
Tente focar nas pessoas que podem ajudá-lo ou que você pode oferecer alguma solução, pois isso tende a render boas oportunidades!.
Esteja atento também ao teor dos assuntos que inicia, observe se tem a ver com o seu negócio e busque extrair as ideias que acrescentam algo aos seus planos.
8. Liste todos os contatos feitos
Depois de estabelecer algumas conversas, liste todos os contatos que fez e classifique-os por categorias: parceiros, fornecedores, potenciais clientes e assim por diante.
Feito isso, no dia seguinte, vale a pena enviar um e-mail de agradecimento pela troca que tiveram no encontro.
Não se esqueça de citar o nome e o local do evento para ajudá-lo a se lembrar de você, bem como o nome da sua empresa e sugira que marquem uma reunião, uma visita ou um café.
Ah, mas nada de ficar insistindo freneticamente, mandando mensagem praticamente todo dia em busca de um retorno, hein!
9. Aposte nos recursos tecnológicos
Em tempos de redes sociais, não dá para abrir mão dessa ferramenta super potente na hora de fazer networking!
Desse modo, procure saber em qual plataforma digital seus contatos estão, localize os perfis e comece a segui-los. Nesse sentido, o LinkedIn costuma ser um dos canais mais conhecidos para conectar profissionais.
Então, você já tem um excelente ponto de partida!
10. Esteja no lugar certo e na hora certa
Guardamos para o final uma das dicas mais importantes desta lista sobre como fazer networking em eventos.
Não basta fazer tudo “como manda o figurino” se o ambiente não é tão propício ou se as pessoas presentes não estão muito abertas a trocar experiências.
Por isso, a sugestão que vale ouro é recorrer a um coworking. Seja para trabalhar diariamente, só alguns dias da semana ou marcar reuniões pontuais.
Os espaços compartilhados estão repletos de empreendedores dispostos a conversar, expor pontos de vista, opiniões, sugestões e muito mais!
O conceito é inovador e, assim, reúne profissionais muito à frente do seu tempo, os quais são responsáveis por promover grandes mudanças no mercado.
Além disso, os coworkings sempre recebem workshops, palestras e treinamentos. Isto é, situações ideais para criar uma rede de contatos fortalecida.
Portanto, não perca tempo, conheça mais vantagens dos espaços colaborativos e como eles podem fomentar seu networking:
Descubra quais as vantagens de trabalhar em coworking