Confira 3 dicas de como fazer networking

como fazer networking

Seja para fazer negócios ou para alavancar sua carreira profissional, o networking é sempre bem vindo. E antes de você ler sobre como fazer networking, é importante ter em mente que não existem fórmulas mágicas, mas existem diversas situações que podem auxiliar você a construir seu networking. Pensando nisso, preparamos 3 dicas essenciais para ajudar você, inclusive comece a utilizar agora caso você utiliza um coworking como ambiente de trabalho.

3 dicas de como fazer networking

 

como fazer networking

Participe de eventos ou workshops e descubra como fazer networking

 

Um grande amigo do networking são os eventos do seu segmento, ou até mesmo de assuntos que envolvem o seu o público-alvo. Nesses momentos os participantes costumam estar mais dispostas a conhecer pessoas, por isso os eventos podem ajudar você a criar conexões e se atualizar sobre o mercado em que você atua. Para isso, você precisa aproveitar os eventos para fazer networking de qualidade e obter resultados expressivos em seu negócio ou carreira.

Trace um objetivo para os eventos que você participar, para você focar no que vai fazer lá. Inclusive, tente pensar quem estará no evento que pode ser importante para você ou sua empresa, as principais conexões que possivelmente podem ser encontrados e em quais momentos você deve iniciar um primeiro contato. O ideal é você ter em mente que está ali para conhecer as pessoas que têm algo a ver com seu negócio.

Por isso é necessário estar informado sobre o seu segmento, pois na hora de conversar você pode utilizar o que você sabe. Então, se atualize sobre as tendências que podem ser pautadas nas conversas e se informe sobre fusões e lançamentos de produtos e serviços.

É importante lembrar que se você identificar uma oportunidade ou a pessoa der liberdade, faça sua apresentação diretamente falando o seu nome e de sua empresa, e em seguida inicie o contato aperto de mão e um sorriso. Caso essa pessoa esteja acompanhado de um colega ou amigo, isso também facilita a interação, e sempre interaja com todos a volta dessa pessoa, não apenas com ela.

Após fazer a troca de cartões, deixe a conversa fluir até o seu objetivo. Por isso, compartilhe os seus interesses e experiências, abrindo também a possibilidade de que as pessoas façam o mesmo. E caso você não consiga alcançar seu objetivo naquele momento, busque outra oportunidade.

Busque estar presente em lugares que proporcionem conhecer pessoas

 

como fazer networking - coworking

 

Se você é freelancer ou tem a liberdade de trabalhar no formato home office, busque estar presente em lugares que proporcionem criar conexões e fazer networking. Pode ser cafeterias, faculdades ou locais que promovem workshop. E se você quer aumentar ainda mais as chances, o coworking é o ambiente ideal, principalmente pelo fato de que os coworkers (pessoas que utilizam o coworking como ambiente de trabalho), geralmente buscam esse formato para conhecer pessoas.

O coworking, ou escritório compartilhado, já tem em sua essência o incentivo ao networking. Inclusive, possui espaços com mesas de trabalho compartilhadas, workshops e eventos que aumentam as possibilidades de você fazer contatos profissionais.
Aproveite até mesmo aqueles momentos de pausa para puxar assunto, inclusive no momento da refeição, este momento é uma ótima oportunidade para iniciar uma conversa.

Para isso, descubra a dose certa para não ser inconveniente e, sempre que possível, inicie conversas mais descontraídas ou assuntos menos formais. Se você buscar conhecer novas pessoas durante as pausas, ao invés de se sentar sozinho, as chances de estreitar relações são grandes. Então, aproveite e convide seus contatos do coworking para almoçar fora ou até mesmo aproveitar a cozinha do coworking.

No início já falamos sobre aproveitar os eventos e como fazer networking nesses momentos. Mas no coworking você pode realizar seus próprios eventos e, com isso, fortalecer a sua marca e se tornar mais presente na vida das pessoas que utilizam esse espaço.

Conecte-se online com a sua rede de networking

 

como fazer networking

Com as redes sociais tudo fica mais fácil quando o assunto é comunicação! Se antes você tinha que esperar o momento certo para pedir o número de telefone ao conhecer alguém, hoje já é mais que natural começar a seguir a pessoas nas redes sociais .
É importante destacar que existem redes sociais que são pessoais, como o Instagram, Twitter e TikTok. Já outras são mais profissionais, como o Linkedin e as páginas comerciais do Facebook e Instagram. Sendo assim, na hora que conhecer alguém, tente perceber qual a melhor, ou as melhores, para você se conectar online.
Após você seguir, é hora de interagir! Comente, compartilhe e troque mensagens. Não precisa forçar a amizade, mas utilize dos assuntos em comum para conseguir engajamento com a sua rede de networking.

Em algumas fases da vida é um desafio desenvolver sua rede de networking, porém praticando essas dicas, temos certeza que você conhecerá mais pessoas. Inclusive, fica nosso convite para você visitar nosso coworking, temos tudo o que você precisa para você fazer networking. Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *