Escolher a sala de trabalho ideal não é apenas uma questão de preocupação com estética, layout ou decoração. Isso porque, o ambiente reflete em muitos aspectos da sua empresa, começando pela produtividade.
Com o “boom” do home office durante a pandemia da Covid-19, isso ficou bastante evidente.
Afinal, muitos profissionais se viram diante de uma série de problemas causados ou agravados pelo ambiente laboral: falta de foco, de organização, iluminação, estrutura, silêncio, conforto, ergonomia e muito mais!
De tal forma, conhecer os diferentes tipos de salas existentes, sem dúvida, ajuda a ter uma ideia do que atende melhor às necessidades de cada profissional.
Por isso, no post de hoje, vamos apresentar alguns modelos de espaços e te ajudar a fazer sua escolha.
Acompanhe!
Como escolher o espaço de trabalho ideal para você?
Não há como negar, que tal decisão é bastante particular e vai depender muito da realidade de cada pessoa, da atividade que ela exerce e de suas preferências.
Porém, existem algumas perguntas que você pode se fazer para guiar essa tarefa:
- Quanto posso investir?
- Preciso de localização de prestígio?
- Que tipo de imagem quero passar para meus clientes?
- Quantas pessoas vão trabalhar comigo?
- Como é o acesso ao local, considerando diferentes meios de transporte?
- Preciso de silêncio e privacidade?
- Qual a importância de fazer networking e divulgar meus serviços?
- Como funciona o processo de contratação do espaço? É burocrático?
- Quanto tempo precisarei ficar “preso” ao espaço onde estarei instalado?
Quais os principais tipos de sala de trabalho?
Depois de entender, minimamente, quais são as necessidades do seu negócio, é hora de conhecer as principais opções de sala de trabalho.
Confira:
Home Office
Embora o modelo home office seja um dos mais adotados atualmente, a solução acaba trazendo consigo algumas limitações e problemas de produtividade.
O fato de ser simples, barata e não exigir muito para ser implementada, torna a alternativa uma das favoritas dos empreendedores.
Além disso, o formato de sala também proporciona outras vantagens, como flexibilidade de horário, acesso rápido aos ambientes e aos outros moradores da casa e a facilidade de não precisar sair de casa para trabalhar.
Entretanto, todos esses pontos, considerados benefícios, também podem ser vistos como grandes percalços.
Até porque, é justamente todo esse conjunto que, muitas vezes, impede o trabalho de render como poderia.
Business Centers
Outro tipo de ambiente de trabalho é o business center, um condomínio que reúne diversas empresas no mesmo prédio. Neste caso, todos os custos com a infraestrutura do espaço são divididos com os empresários.
Apesar do princípio colaborativo presente neste formato, a individualidade dos negócios é mantida. Inclusive, o acesso a cada um deles pode se dar a partir de entradas diferentes no prédio.
Ainda que isso possa parecer bastante positivo — e, de fato, pode ser —, o ponto negativo é que manter toda essa estrutura de forma independente acaba custando mais caro.
Logo, se a intenção é economizar, talvez esta não seja a melhor opção. Em adição, o formato é tradicional e pode transmitir uma formalidade excessiva, passando a impressão ao mercado de que a marca é “engessada” ou ultrapassada.
Escritório Próprio
Falando em tradicionalismo, outro tipo de ambiente de trabalho convencional é o escritório próprio. Alugar ou comprar um imóvel inteiro para dedicar às atividades empresariais é algo muito popular que se faz há muitos anos.
A grande vantagem desse espaço é poder ter autonomia sobre tudo o que está relacionado a ele, desde a infraestrutura até os serviços.
Assim, se você, enquanto proprietário/locatário quiser, por exemplo, que a sala de reunião tenha a cor que você gosta, essa decisão só depende de você. Ou se quiser um upgrade no plano de internet, é só contratar.
Porém, mais uma vez, tudo isso pode ser, justamente, os pontos fracos do modelo. Isso porque, os custos serão só seus, o que tende a ser extremamente caro, principalmente se você está começando um negócio agora.
Escritório Compartilhado (Coworking)
Por fim, de maneira resumida, o coworking é um escritório compartilhado por profissionais de diferentes áreas.
Muito utilizado por freelancers, autônomos ou colaboradores de empresas com perfil inovador, como startups, o local de trabalho é moderno e projetado para estimular a criatividade, a produtividade e o senso colaborativo.
Normalmente, os coworkings contam com mesas e cadeiras ergonômicas, salas de reuniões, salas privativas, ambientes de convivência, eventos voltados à integração dos profissionais, serviços de limpeza, secretariado e muito mais!
Uma das maiores vantagens desse formato é a economia, uma vez que todos os custos são divididos entre os profissionais. Obviamente, ainda não é mais barato do que o home office.
Leia também:
Como o coworking ajuda no crescimento da minha empresa?
Descubra quais as vantagens de trabalhar em coworking
Afinal, qual a melhor opção de sala?
Agora que você conhece os principais tipos de espaços para desempenhar sua atividade profissional, deve ter percebido que todos eles têm potencial para ser o seu escolhido.
Isto é, todos eles têm suas vantagens e desvantagens e, por isso, tudo dependerá do que você busca.
No entanto, se levarmos em consideração custo-benefício, não há como negar que a melhor ideia é investir em um coworking.
Veja alguns detalhes desse tipo de sala de trabalho:
1. Oportunidade de Networking
Atuar em um bom ambiente, onde existem situações que favorecem a interação dos profissionais que passam por ali é tudo o que qualquer empreendedor precisa para fazer networking.
Não raro, encontrar momentos propícios para fortalecer sua rede de contatos, no dia a dia, pode ser uma tarefa difícil. Até porque, a missão pode parecer “forçada” e a aproximação passar a impressão de puro interesse.
No coworking, porém, isso não acontece, pois as interações ocorrem com naturalidade.
2. Serviços Inclusos
Mais uma grande vantagem dos escritórios compartilhados são os serviços já inclusos no plano contratado.
Em geral, os locais contam com limpeza, manutenção, gestão de correspondências, secretariado e outras atividades que fazem toda diferença no dia a dia do seu negócio.
A melhor parte disso tudo é que os serviços são pagos junto com a taxa de locação, sendo um valor único e fixo.
3. Contratação Facilitada
Se você quer contratar uma sala de trabalho sem burocracia, de forma descomplicada e não ficar “preso” a contratos que duram mais de um ano, o coworking é a escolha certa!
Em geral, as locações podem ser diárias, semanais ou mensais, existindo a possibilidade de contar ou não com período de fidelidade e sem precisar de fiador ou seguro.
Dessa maneira, é possível alugar uma sala de reuniões só por um dia ou uma sala privativa para o mês inteiro, por exemplo.
Tudo dependerá, apenas, da demanda do seu negócio.
4. Localização Privilegiada
Por fim, é impossível deixar de citar um dos maiores diferenciais do coworking, que é sua localização.
Normalmente, os espaços colaborativos estão situados em pontos estratégicos da cidade, perto de centros comerciais e onde o acesso é facilitado.
Como consequência, a necessidade de se deslocar de carro ou transporte público é muito reduzida, sendo possível fazer tudo a pé ou de bicicleta. Ou seja, além da praticidade, a sustentabilidade também é promovida.
Portanto, se você ficou interessado em saber mais sobre esses espaços, conheça as salas e os serviços do XYZ Coworking!