Novos Modelos de Negócios: ideias e estratégias de implementação

Uma mulher utiliza seu notebook enquanto toma café em uma área aberta

Marketplace, D2C, P2P e On Demand são alguns exemplos de novos modelos de negócios que se popularizaram no mercado e mostraram sua eficiência e importância para o setor. Essas inovações vêm ganhando cada vez mais espaço e se perpetuando como um novo normal. 

Nos últimos anos, com a transformação digital e o advento das redes sociais, surgiram novos planos de negócio para comercializar produtos e serviços de uma maneira mais certeira e abrangente. 

Por isso, grande parte dos novos negócios já são conectados à internet e têm como base o uso da tecnologia a seu favor, incluindo inteligência artificial.

Mas, afinal, quais são os novos modelos de negócios e como implementá-los na minha empresa? Confira!

Como surgem os novos modelos de negócio?

Antes de escolher um modelo para aplicar, é preciso entender o que são os modelos de negócio e como as novidades desse ramo surgem. 

Por definição, os modelos de negócio são o meio de comércio entre a empresa e o consumidor, ou seja, a forma com a qual aquela empresa trabalha para gerar seu lucro. Isso diz respeito desde a atuação interna até a entrega dos produtos ou serviços. 

Além disso, é possível concluir qual a necessidade de se criar novos modelos. Essas invenções provêm de ideias de melhora e maximização de resultados dentro da empresa a partir de uma mudança organizacional, visando atingir um resultado específico. 

Qual o papel da tecnologia nessas inovações?

Para uma mudança ou criação de novos modelos de negócio, podemos citar a tecnologia como uma das ferramentas mais poderosas dos dias atuais. Ela é capaz de mostrar o que está mais em alta e apontar quais medidas funcionam e surtem maior efeito. 

Outro papel da tecnologia para a criação de novos modelos de negócios é a otimização de etapas, que deixa o trabalho mais lucrativo, rápido, eficiente e menos custoso. Essa medida é conhecida e muito adotada por diversas empresas de sucesso e se mostra ser uma grande vantagem. 

Além disso, a tecnologia também permite a divulgação e expansão de um trabalho, tornando-o acessível de todos os cantos do mundo, garantindo que uma empresa se torne global com maior facilidade. 

Quais são os principais modelos de negócio da atualidade?

Certos modelos criados nos últimos anos se popularizaram e ganharam grande relevância para o empreendedorismo, sendo utilizados por diversas organizações. Confira alguns exemplos!

D2C 

O D2C ou, Direct to Consumer, é o modelo no qual a relação é entre empresa e consumidor sem que haja um intermediário. Dessa forma a obtenção de lucro é mais direta e menos dividida, fazendo com que o valor do produto ou serviço seja totalmente convertido para a empresa.

Além disso, esse modelo também exclui a necessidade de um varejista ou market place para a comercialização da produção. A proposta de valor competitiva e a relação entre consumidor e empresa são as grandes vantagens deste modelo.

B2B

O modelo Business to Business consiste em empresas que vendem seus produtos e serviços para outras empresas. Essa relação é intimista e geralmente duradoura, sendo benéfica para ambos os lados. 

O comércio entre empresas permite maior otimização de processos e economia de recursos, permitindo que haja cooperação entre os parceiros. Em sua grande maioria as relações B2B influenciam no produto final de uma empresa, impactando também nas suas vendas.

Por esse motivo os parceiros do modelo Business to Business tendem a ser pouco variáveis e muito exigentes.

P2P

P2P ou Peer to Peer é um modelo de negócio onde a comercialização é feita entre usuários e clientes. Um exemplo é a plataforma Uber, onde clientes se conectam com prestadores de serviços inscritos no aplicativo. Aqui a empresa não age como negociadora mas sim como intermediária e auxiliar, hospedando e possibilitando as relações.

O Peer to Peer pode ser feito entre fornecedores e clientes, clientes e clientes ou ainda entre fornecedores. Dessa forma, a plataforma serve, apenas, para conectar os usuários. Criando a chamada economia compartilhada.

On Demand

O método de trabalho sob demanda é um dos mais utilizados nos tempos atuais. Ele visa a produção de acordo com a vontade do consumidor, reduzindo estoques e produções deliberadas, ajudando a empresa a economizar insumos e otimizar seus processos.

O trabalho de acordo com a demanda oferece maior controle sobre a produção e vendas, permitindo que sejam identificadas tendências e pontos fortes da empresa sem que haja prejuízos de produção.

Como implementar um novo modelo de negócio na minha empresa?

Se você sente que as coisas não estão indo bem na sua empresa, talvez seja a hora de mudar a forma como ela se organiza. Isso não deve ser visto como empecilho, pois mudanças e atualizações são necessárias e importantes para que uma empresa se mantenha viva na concorrência de mercado.

Contudo, para realizar essas mudanças é preciso considerar alguns pontos importantes e estudar a fundo as necessidades da sua empresa. Confira agora algumas dicas para implementar um novo modelo de negócio na sua empresa!

Considere o objetivo principal da mudança

Qual é o objetivo da mudança de estratégia do seu negócio? Seja uma maximização de resultados ou uma otimização de processos, você deve considerar qual o principal alvo da sua mudança antes de colocar as mãos na massa. 

Os modelos de negócios são muito diferentes entre si, e podem ser mais benéficos para alguns objetivos do que para outros. Por isso, lembre-se de colocar na balança o real motivo pelo qual você pretende mudar a sua estratégia. 

Associe o modelo às características da empresa

Você adotaria o modelo sob demanda se a sua empresa tivesse como política a criação de estoques? É fundamental que haja coerência dentro da sua empresa, por isso escolha um modelo de negócio que mais se adapta ao estilo da organização. 

Conceitos éticos e políticos devem ser respeitados e levados em consideração para que o trabalho seja feito da melhor maneira possível, sem alterar o DNA da sua empresa. 

Utilize novas ferramentas para te ajudar no processo

Não deixe a tecnologia de fora de uma modernização, utilize ferramentas disponíveis no mercado para te ajudar durante o processo de implementação do novo modelo. O uso de softwares e novos tipos de trabalho podem ajudar no processo de transição da sua empresa. 

Para quem busca otimizar espaço, tempo e economizar recursos, o coworking é uma excelente opção. Além de compactuar com grande parte dos modelos de negócios, ele ainda oferece todo o suporte que a sua equipe e empresa precisam. 

Além disso, os espaços compartilhados são uma excelente maneira de trocar experiências, conhecimentos e obter novas ideias, permitindo que a empresa possa se expandir ainda mais, ultrapassando as barreiras físicas.

Você também pode escolher esses espaços para abrigar a sua fase de transição sem que a sua equipe seja prejudicada pelas mudanças ocorridas na empresa. Dessa forma, você obterá ainda mais produtividade e rendimento.

Pensando nisso, conheça as soluções do XYZ Coworking e transforme seu modelo de negócios com pouco esforço!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

XYZ COWORKING

Um espaço colaborativo, repleto de pessoas incríveis dispostas a mudar a visão do mundo sobre o trabalho. Somos administradores, psicólogos, contadores, coaches, professores, designers, entusiastas e acima de tudo, realizadores. Nascemos em Joinville – Santa Catarina, mas gostamos de dizer que somos do mundo inteiro porque não acreditamos em fronteiras.

POSTS RECENTES

SIGA-NOS