O networking interno é uma estratégia que vem ganhando cada vez mais destaque e relevância dentro de empresas que se preocupam com o seu crescimento.
Tal prática evidencia que não basta estabelecer boas conexões externas, sendo essencial fortalecer, também, os laços dentro da própria equipe.
Manter uma rede de contatos com outros negócios é vital para os relacionamentos comerciais. Porém, tão importante quanto isso é criar uma equipe coesa e unida.
De tal modo, a seguir, vamos explorar como as relações podem ser aprimoradas entre os membros de uma mesma empresa.
Acompanhe!
O que é Networking?
O networking é uma estratégia que consiste na criação de uma rede de contatos para trocas profissionais, envolvendo compartilhamento de conhecimentos, ideias e experiências.
Ao contrário do modelo comercial, o networking ocorre sem relações financeiras, focando em uma troca de insights e conselhos entre empresas parceiras.
Essa comunicação entre corporações tem o intuito de beneficiar todos os envolvidos, permitindo, até mesmo, a criação de laços maiores entre os empreendimentos, como uma colaboração ou parceria.
Tal prática é comumente adotada por empresas de sucesso, mantendo-as atualizadas sobre o mercado, novos métodos e suas aplicações.
Isso influencia significativamente no crescimento, competição no mundo corporativo e também na forma como decisões são tomadas dentro de uma empresa.
Como o Networking Interno pode ser definido?
O networking interno, por sua vez, refere-se a trocas realizadas dentro da própria empresa, entre colaboradores.
Essas interações solidificam as relações profissionais, sendo benéficas para o trabalho em equipe e podem ocorrer de forma espontânea, como durante coffee breaks, ou organizadas pelos gestores em eventos específicos.
Elas trazem diversos benefícios para a empresa e para os seus colaboradores, permitindo estreitar relações e obter feedbacks interessantes para crescimento empresarial.
O networking interno promove uma gestão mais homogênea, permitindo que todos exponham suas ideias quanto à administração do negócio e às atividades desempenhadas.
No entanto, essa prática não se limita ao ambiente físico, e pode ser realizada online, através de redes sociais, sites e plataformas direcionadas aos colaboradores.
Em ambientes de coworking, por exemplo, essa abordagem é particularmente eficiente e altamente adotada para estabelecer uma rede de contatos interna.
Quais são os benefícios do Networking Interno?
Além de proporcionar a troca de conhecimentos, o networking interno agrega valor às tarefas dos colaboradores, transformando sua contribuição em algo mais profundo e duradouro.
Ele também facilita a obtenção de feedback, permitindo que os profissionais avaliem a empresa e contribuam para melhorar processos e resultados.
Em última análise, o networking interno desempenha um papel semelhante ao networking externo, promovendo o compartilhamento de conhecimento e abrindo oportunidades para a empresa em diversas áreas.
Um bom networking interno deve ser a base para que a organização busque contatos externos, pois somente um negócio bem estruturado pode sustentar algo maior.
Destacamos aqui, 3 motivos para você adotar o networking interno na sua empresa:
1. Feedback Interno
O feedback interno possui grande relevância dentro de uma empresa, isso porque, ninguém conhece melhor a funcionalidade e efetividade de uma tarefa do que quem a realiza todos os dias.
Portanto, um dos motivos para buscar uma rede de contatos internos é obter o feedback de quem trabalha junto.
Dessa forma, os colaboradores também podem dar suas sugestões e contribuir da melhor forma possível para o avanço e prosperidade da empresa.
Quando se trata de uma boa gestão, um bom feedback faz toda a diferença!
2. Satisfação da Equipe
Os colaboradores querem ser ouvidos e ver as suas sugestões e reclamações serem resolvidas passa a sensação de que realmente fazem parte de um time.
Sendo assim, a satisfação interna que o networking promove é excelente!
Profissionais que se sentem incluídos nas decisões do negócio trabalham mais satisfeitos. Mais satisfeitos, tendem a produzir mais, o que melhora os resultados da organização.
3. Surgimento de Novas Ideias
Novas ideias surgem o tempo todo nos mais diversos lugares. Dentro da sua empresa, não é diferente e, com certeza, muitos dos seus funcionários têm algo a dizer e uma ideia ou palpite para dar.
Logo, o networking interno é fundamental para obter insights valiosos, que pode ser justamente o que você precisa em um determinado momento para solucionar um problema.
Para terminar, agora que você já sabe a importância do networking interno, que tal aprimorar a experiência da sua equipe atuando em um coworking?
Conheça as soluções do espaço XYZ Coworking e conte com estratégias eficazes para garantir um networking capaz de render bons frutos!