Quem começa a pensar em empreender já precisa ter logo em mente que algumas questões burocráticas devem ser tratadas e, mais do que isso, devem estar claras. Nesse sentido, é fundamental, por exemplo, saber o que é endereço comercial.
Embora seja confundido com o chamado endereço fiscal, os dois conceitos apresentam diferenças significativas que devem ser conhecidas para que não haja confusão.
O assunto é tão importante que existem empresas especializadas nisso e oferecem ao empreendedor a opção de contratar um endereço comercial.
Portanto, se você quer saber mais a respeito do tema e entender como ele pode impactar diretamente seu negócio, continue por aqui até o final!
O que é o endereço comercial?
Ao abrir o próprio negócio, no ato do registro da empresa, uma das primeiras exigências é ter um endereço fiscal ou comercial para atender o que estabelece a legislação.
O endereço fiscal é utilizado para fins exclusivamente tributários e será ele que aparecerá em documentos oficiais, como cartão de CNPJ, contrato social, alvará de localização, inscrição estadual, etc.
Enquanto isso, o endereço comercial é o ponto onde a empresa funciona, ou seja, é a localização que se utiliza para divulgar os serviços prestados ou os produtos vendidos por ela, seja em cartões de visita ou sites, por exemplo.
É nesse lugar que os clientes serão recebidos e, por isso, ele deve ser pensado de forma estratégica.
Qual a importância do endereço comercial para a empresa?
Agora que você já sabe o que é endereço comercial, deve ter ficado fácil prever qual a sua importância, não é mesmo? Afinal, basta pensar que é para esse lugar que os clientes devem ser atraídos.
Além disso, contar com um ambiente físico devidamente preparado e que possa ser apresentado como o “cartão-postal” do negócio é indispensável à sua credibilidade.
Isso porque, é cada vez maior o número de pessoas que caem em golpes cibernéticos, comprando produtos em sites e redes sociais que não têm nenhuma referência física e sequer existem.
Como se não bastasse, ter um endereço comercial de prestígio pode aumentar — e muito! — as chances de sucesso do empreendimento, uma vez que o local está intimamente ligado à maneira com que o mercado enxerga uma marca.
O endereço comercial é indicado para quais profissionais?
Em geral, possuir um endereço comercial adequado é recomendado, principalmente, a:
- Profissionais liberais;
- Empresas de pequeno, médio ou grande porte;
- Colaboradores em home office;
- Empresas que recebem visitas;
- Profissionais que viajam constantemente;
- Empresas de outras cidades que precisam de atendimento local.
Por que usar o endereço comercial de um Coworking?
Ao contratar o serviço de endereço comercial oferecido por um coworking, diversos benefícios podem ser obtidos, além, é claro, da localização estratégica.
Acompanhe, a seguir, alguns deles:
- Estrutura profissional: os espaços de coworking são modernos, com salas de reunião e estações de trabalho devidamente equipadas e planejadas para receber clientes com conforto e profissionalismo;
- Redução de custos: serviços de limpeza, atendimento telefônico, recepção, contas de água, luz, internet e muitos outros recursos já estão inclusos na mensalidade ao contratar o endereço comercial;
- Gerenciamento de correspondências: o coworking também oferece serviço de gestão de correspondências. Assim, sem usar seu endereço residencial, todo documento chega até você com organização e agilidade.
Por fim, ao contratar o endereço comercial de um escritório virtual, sua empresa ainda conta com um endereço fiscal à disposição. Ou seja, o mesmo lugar possui o preparo necessário para suprir todas as demandas do negócio.
Então, se você quer ter praticidade, um excelente custo-benefício e conferir maior profissionalismo ao seu empreendimento, conheça as vantagens de contratar um coworking.
Leia mais:
Descubra quais as vantagens de trabalhar em coworking