Endereço fiscal e comercial: qual a diferença?

endereço fiscal e comercial

Entenda a diferença entre endereço fiscal e comercial e a importância que ambos possuem para uma empresa.

Se você é empreendedor ou empresário e cuida de um negócio, com certeza já se deparou com uma demanda importante para o seu empreendimento: a necessidade de ter um endereço comercial e um endereço fiscal.

Em um primeiro momento, pode parecer que ambas as coisas são iguais e possuem a mesma funcionalidade. Mas a verdade é que são bem diferentes e cada uma atende a uma necessidade diferente. 

Vamos conferir abaixo o que é cada um desses serviços, entender a diferença entre endereço comercial e fiscal e concluir mostrando que você pode ter os dois em um lugar só!

Endereço Comercial

Esse é o mais conhecido por parte dos consumidores. O endereço comercial se trata, na verdade, do espaço físico onde o seu empreendimento se encontra. 

Em outras palavras, é o local onde a empresa funciona. Este ambiente, o dono do empreendimento utiliza para divulgar seu negócio, seu produto, realizar reuniões e fechar contratos, por exemplo. 

Endereço comercial precisa, necessariamente, ser uma loja ou um negócio voltado para vendas? 

Não! Pode ser uma agência, uma produtora, transportadora e tantos outros tipos de empresa. 

O fundamental é que a pessoa interessada em usufruir do serviço daquela empresa a encontre em um endereço e seja atendido em sua necessidade. 

Além disso, ter um endereço comercial pode mostrar aos consumidores que seu negócio é sério, tem credibilidade e está em boas condições financeiras.

Endereço Fiscal

O próximo passo é entender o que é endereço fiscal, também conhecido como domicílio fiscal. 

Toda empresa precisa ter cadastrado um endereço para fins tributários e para onde serão enviados documentos importantes. É aqui que entra o endereço fiscal. 

Ou seja, seu negócio precisa, obrigatoriamente, ter um endereço fiscal para atender aos fins tributários citados acima e para estar em dia com a lei.

Posso ter uma empresa com endereço comercial e não ter endereço fiscal? 

Não! Seu empreendimento tem que estar legalizado de acordo com a lei e, esta, exige que você tenha um endereço fiscal.

Se você é Microempreendedor Individual (MEI) essa regra se aplica a você também. Na hora de abrir a sua empresa, você terá que declarar um local para cadastro, mesmo sendo sua casa e você sendo apenas um prestador de serviços.

Mas atenção: nem todo endereço comercial tem permissão para ser utilizado como endereço fiscal. Essa permissão deve vir, primeiramente, do proprietário (no caso de moradia alugada).

LEIA TAMBÉM: MEI tem Inscrição Estadual? Como saber se há necessidade?

Um vive sem o outro?

Sua empresa pode não ter espaço físico, mas precisa ter um endereço fiscal. 

Como dito no exemplo acima, um MEI pode trabalhar sem um endereço comercial (uma loja, agência), da sua própria casa, prestar serviços a várias empresas, porém terá que ter cadastrado no sistema do governo um endereço fiscal.

É graças a esse endereço fiscal que ele pode atestar sua legalidade perante à lei. 

No entanto, uma empresa não pode funcionar apenas com um endereço comercial. Não basta ter um espaço físico para atuar. A empresa deve, obrigatoriamente, estar de acordo com as diretrizes fiscais, emitir CNPJ e ter alvará de funcionamento.

Se você conhece uma empresa que tem endereço comercial (loja física), mas não tem um endereço fiscal, cuidado!

Posso ter os dois em um lugar só?

Sim, você pode! É totalmente aceitável e até normal que o mesmo endereço comercial do seu negócio também seja o endereço fiscal, para onde todas as questões tributárias serão enviadas. 

Quando sua empresa tem uma rede de lojas e filiais espalhadas por várias regiões, você pode declarar a sede como o endereço fiscal. 

Endereço comercial e fiscal em um coworking, é possível?

Agora a dúvida que você pode ter: sou um profissional liberal, ou tenho uma pequena empresa e quero atuar em um espaço de coworking. Posso ter meu endereço comercial e fiscal nele? 

E a resposta é sim, você pode.

Suporte legal para a sua empresa

Sabemos que abrir uma empresa pode ser muito difícil e até arriscado. Manter o seu negócio em uma boa localização também pode ser caro. Por isso, o coworking atende a essa demanda.

É possível tanto trabalhar no coworking e ter ambos os endereços na mesma localidade, quanto usar apenas o endereço fiscal do coworking e continuar trabalhando em casa.

Assim, você não precisa se preocupar com aluguéis caros em regiões movimentadas ou prestigiadas. O coworking oferece tudo que você precisa para trabalhar, em uma localidade de alto nível e com preços reduzidos.

LEIA TAMBÉM: O que é um espaço colaborativo e como funciona?

Com o serviço de endereço comercial, será possível fixar uma sede para recepção, atendimento aos seus clientes e divulgação da sua empresa.

Você pode também contratar um endereço fiscal regularizado desse coworking e usá-lo para fins tributários.

Há ainda a opção de contratar uma sala exclusiva e um endereço fiscal regularizado para obtenção de CNPJ e alvará de funcionamento.

Esse, inclusive, é um dos serviços do XYZ Coworking, que atua em Joinville e oferece uma série de serviços a profissionais interessados em, tanto trabalhar em um espaço compartilhado, quanto contratar também um endereço fiscal para a sua empresa.  

Saiba como funciona o serviço de Endereço Fiscal do XYZ e regularize a sua empresa!

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

XYZ COWORKING

Um espaço colaborativo, repleto de pessoas incríveis dispostas a mudar a visão do mundo sobre o trabalho. Somos administradores, psicólogos, contadores, coaches, professores, designers, entusiastas e acima de tudo, realizadores. Nascemos em Joinville – Santa Catarina, mas gostamos de dizer que somos do mundo inteiro porque não acreditamos em fronteiras.

POSTS RECENTES

SIGA-NOS