O estilo de vida sustentável tem ultrapassado todas as barreiras e se tornado uma das ideias mais difundidas no mundo moderno. O surgimento do empreendedorismo sustentável reforça ainda mais essa ideia. Mas, afinal, o que é o empreendedorismo sustentável?
O modelo de negócio sustentável visa buscar o equilíbrio entre a prosperidade do empreendimento e o meio ambiental e social. Dessa forma, uma empresa sustentável é aquela que gera um impacto ambiental positivo e cumpre a sua responsabilidade social.
Entenda o que é necessário para tornar um empreendedor sustentável!
O que é empreendedorismo sustentável?
O empreendedorismo sustentável é o modelo de negócio pelo qual a empresa pode adotar práticas menos agressivas ao meio ambiente. Essa ideia surgiu a partir do momento em que notou-se o impacto da indústria na natureza, ficando nítida a necessidade de adotar medidas para minimizar esses males.
Além disso, é fato que a sustentabilidade é cada vez mais aderida e valorizada nos dias atuais, sendo uma tendência para o futuro , buscada em todos os setores do mercado.
Os produtos veganos e com selo de sustentabilidade, por exemplo, batem recordes de vendas, mesmo com a diferença de preço significativa. O uso de matérias-primas de forma consciente e o consumo de energia elétrica limpa são outros exemplos.
Nesse sentido, o empreendedorismo sustentável também é uma oportunidade de mercado, mostrando-se lucrativo e sendo uma opção interessante para as empresas, frente a seletividade crescente dos consumidores.
Quais são as características do empreendedorismo sustentável?
Assim como todo modelo de negócio, o empreendedorismo sustentável também tem suas características específicas, que garantem o selo sustentável nos produtos e serviços da empresa. Essas características são:
Consciência ecológica
Ao colocá-lo em prática, esse pensamento guiará e priorizará as estratégias que diminuam os impactos ambientais da atividade.
Responsabilidade social
A responsabilidade social busca manter um compromisso fidedigno com o bem-estar e qualidade de vida de colaboradores e comunidades.
Inovação sustentável
A busca por inovações que sigam as normas sustentáveis e a teoria eco-friendly é outra característica do empreendedorismo sustentável. No geral, essas ideias tendem a ser mais eficientes.
Valorização de recursos renováveis
O uso de recursos naturais renováveis e materiais recicláveis e de reaproveitamento faz parte do investimento sustentável.
Economia circular
A redução da produção de resíduos somada à reutilização de insumos é chamada de economia circular e visa diminuir a poluição e o uso de recursos limitados.
Transparência, colaboração e ética
Para um negócio ser sustentável, é fundamental que ele seja transparente em suas ideias e busque trabalhar em conjunto com outras empresas que sigam a mesma linha de pensamento.
Impacto positivo, longevidade e adaptação
Uma das ideias principais do empreendedorismo sustentável é buscar gerar impactos positivos na sociedade e meio ambiente, além de focar em possíveis resultados a longo prazo.
A adaptação contínua diante das necessidades ambientais e sustentáveis também é um dos pilares do empreendedorismo verde.
Vantagens do empreendedorismo sustentável para a empresa
É claro que o investimento verde é benéfico para o meio ambiente mas, ele pode ser tão vantajoso quanto para as empresas? A resposta é sim! O empreendedorismo sustentável traz diversas vantagens para a empresa. Veja algumas delas!
Redução de custos
A ideia principal do empreendedorismo sustentável é poder fazer mais com menos, por isso, ao reduzir o consumo de insumos e recursos naturais não renováveis, a empresa também tem a possibilidade de diminuir o investimento em alguns setores de produção e processamento.
Além disso, a reciclagem de materiais também minimiza os custos com produção e matéria-prima.
Aumento da eficiência
Uma produção eficiente e sustentável é aquela que gera poucos resíduos e sobras. Dessa forma, ela será mais econômica e produtiva, garantindo que todo o investimento seja processado da melhor forma possível, gerando uma produção máxima.
Aumento da atratividade e reconhecimento no mercado
Não é segredo que o selo verde em produtos nos chama a atenção. Ao tornar seu negócio sustentável e adicionar isso à sua marca, a empresa será mais atrativa e obterá maior reconhecimento no mercado, se tornando uma referência.
Isso também abre espaço para que seu produto se torne mais consumido e divulgado por impulsionadores da ideia.
Aumento dos lucros
Basta uma pesquisa básica de campo para entender o quão a ideia de sustentabilidade tem sido, literalmente, comprada pela maioria da população. Dessa forma, um produto, serviço ou negócio sustentável pode gerar aumento significativo nos lucros.
Apesar de exigir maior investimento no início, de médio a longo prazo, os rendimentos serão ainda maiores e contínuos, uma vez que não há prazo de validade para o pensamento sustentável.
Como adotar o empreendedorismo sustentável na sua empresa?
Lembre-se que, para ser considerado um investimento verde, sua empresa precisa ter e seguir todas as características já citadas anteriormente. Contudo, para adotar a metodologia sustentável, temos algumas dicas valiosas para você. Confira!
Envolva sua equipe
Invista em mudar o ponto de vista e mentalidade da sua equipe, afinal, uma empresa não é sustentável se seus colaboradores não simpatizarem com a ideia. Busque promover palestras e networkings efetivos sobre o empreendedorismo sustentável, sua importância e seus benefícios.
Reveja e otimize seus processos
O primeiro passo para adotar a metodologia sustentável na sua empresa é revisar os processos que ocorrem até a entrega do produto e selecionar o que pode ser otimizado ou mudado, afim de adequar a sua empresa ao modelo verde, que visa o reaproveitamento e impacto positivo.
A partir daí, você poderá até mesmo excluir processamentos da sua empresa que já não são mais compatíveis com a nova ideologia, economizando em investimento também.
Opte por modelos mais sustentáveis
A economia de recursos também é uma das ideias de empreendedorismo sustentável, por isso, busque alternativas para o seu negócio. Um dos modelos mais difundidos nos dias atuais é, sem dúvidas, o coworking.
Além de minimizar o uso de recursos individuais para sustentar uma única equipe, o coworking ainda é capaz de resolver problemas estruturais importantes e otimizar processos.
Outra vantagem do modelo é garantir um bom networking, que poderá fazer com que sua empresa cresça ainda mais dentro do ramo, garantindo o sucesso e a produtividade.
Para quem busca otimizar o trabalho sem perder tempo e dinheiro, o coworking é o modelo ideal, simpatizando com o meio ambiente e aderindo à ideia de investimento sustentável.
Não perca tempo com pesquisas, conheça as soluções do espaço XYZ Coworking.