Quando pensamos em abrir um negócio, a primeira coisa que descobrimos é como o medo de empreender é algo limitante e desafiador. Grande parte das pessoas sentem medo de fracassar e acabam, muitas vezes, sendo prejudicados por esse sentimento.
No entanto, é preciso entender que o caminho até o sucesso exige muita coragem e determinação, onde o primeiro e fundamental passo é, sem dúvidas, vencer o medo. Mas, você não precisa fazer isso sozinho, aqui, vamos listar algumas dicas para te ajudar a perder o medo de empreender e prosperar profissionalmente! Confira!
Por que o medo é tão comum em um empreendimento?
O medo é uma resposta fisiológica e neurológica a situações que apresentam perigo e insegurança e, apesar de parecer uma coisa ruim, em algumas situações, essa reação pode acabar salvando vidas. Contudo, quando o medo é sobre algo que não representa um risco de vida, ele pode ser prejudicial.
A ansiedade e insegurança são outros fatores que também dão espaço ao medo, fazendo com que ele tome lugar em nossas cabeças e seja influente em nossas decisões. Partindo disso, podemos entender por que o medo é tão comum entre empreendedores.
A ideia de perder dinheiro e fracassar é o que gera grande preocupação entre gestores, nenhum dono do próprio negócio gostaria de ver resultados ruins em seus relatórios, por isso, há uma necessidade expressiva em procurar um bom desempenho e bom lucro.
Quando esses resultados são ameaçados de alguma forma, seja pela implantação de uma nova medida ou adoção de uma mudança organizacional, o medo pode surgir com uma resposta imediata, barrando ações e tomadas de decisão.
O que leva um empreendedor a ter medo?
Algumas situações inespecíficas podem gerar medo no trabalho, gerando impactos que podem ser trabalhados mais facilmente. Contudo, existem alguns anseios que atormentam novos e experientes empreendedores, provocando inseguranças constantes e medos limitantes. Alguns deles dizem respeito a:
Críticas
Esperar uma opinião de terceiros sempre provoca ansiedade e aflição, gerando um medo irracional. O medo de ser criticado negativamente por um novo modelo ou projeto é uma das coisas que limitam a atuação de empreendedores de todo o mundo.
Pensando nisso, há um grande movimento para ajudar pessoas a lidarem com as críticas, seja no ambiente profissional ou pessoal.
Falhas
O mundo dos negócios é composto de uma tática ousada de tentativa e erro, o que significa que você precisará se arriscar e falhar diversas vezes antes de encontrar a situação ideal que sirva para a sua empresa. E se engana quem pensa que seguir um exemplo dará certo.
Cada empresa possui suas características e valores para se diferenciar no mercado e ser competitiva, por isso, testes e provações são inevitáveis e não devem ser motivo de inseguranças mas, sim, de cautela.
Perda de investimento
Perder dinheiro gera anseio até mesmo na vida pessoal, quando comprometemos nossa renda com algo ou nos deparamos com um imprevisto financeiro, há grande movimentação e estresse. No mundo profissional isso não é diferente.
Geralmente, os investimentos para abrir um negócio são tão altos quanto para mantê-lo, por isso, qualquer chance de perda de capital pode gerar um grande problema. Isso mostra o quão vulneráveis e dependentes somos do dinheiro.
Contudo, é por esse motivo que todo empreendimento deve passar por um bom planejamento financeiro e estratégico, que seja capaz de prever ocorrências comuns e determinar medidas que controlem seus efeitos.
Incertezas
Se você é um novo empreendedor já notou que o mercado é agressivo e não tem um coração mole, não é? Esse é um dos motivos que levam empreendedores de todos os lugares a terem medos constantes.
Perder clientes ou ver o seu nicho diminuindo pode significar uma situação de risco que precisa de uma atenção especial e uma atitude imediata, gerando ansiedade e angústias.
A batalha é ainda mais árdua para outros
Se o mercado já é um ambiente difícil até mesmo para os mais experientes, imagine a situação na qual se encontram os menos favorecidos? Ser um novo empreendedor é uma tarefa árdua que exige persistência e resistência, esse desafio pode ser ainda maior para alguns.
As pesquisas apontam que o empreendedorismo feminino é o que mais sofre com preconceitos e discriminações dentro do mercado, em partes, porque a ideia de que empreender é uma atividade destinada aos homens ainda é muito forte neste ramo.
A população LGBTQIAPN+ e negros também sofrem com o descaso no trabalho, e precisam se esforçar ainda mais que outros para vencer o medo e os desafios, garantindo seu lugar no empreendedorismo.
Situações como estas são realidades tristes e que não deveriam existir nos dias atuais, mas, infelizmente, ainda se perpetuam, gerando limitações e empecilhos desnecessários pelos quais os jovens empreendedores não precisam passar.
Como superar o medo de empreender e garantir prosperidade?
Para garantir a prosperidade do seu negócio é preciso perder o anseio de empreender e se tornar uma pessoa virtuosa e corajosa, pronta para enfrentar os desafios do mercado.
Mas, você também deve aceitar que o processo é longo e precisa ser feito com cautela. Veja algumas dicas de como superar esse medo e prosperar!
Faça uma lista de interesses e metas
Para guiar o seu desenvolvimento profissional nos primeiros momentos, você deve fazer uma lista de interesses e metas. Desse modo, você poderá decidir mais facilmente qual o próximo objetivo e passo a ser cumprido, garantindo que a evolução do seu negócio seja menos estressante.
Conte com um bom planejamento financeiro
Tenha um bom controle do seu capital inicial e de suas finanças, dessa forma, você garantirá segurança para a situação financeira da sua empresa, tomando decisões que não afetem negativamente as suas economias e rendimentos.
Destine valores para emergências e situações específicas e crie uma margem de segurança para o seu negócio.
Conheça o perfil da sua empresa
Quais são os valores e ideais da sua empresa? Você sempre deve ter em mente a personalidade do seu negócio antes de tomar uma decisão importante e nunca deverá esquecer ou negligenciar essas características. Elas te dirão o que funciona ou não para a sua empresa.
Comece pelo coworking
Se você se sentir inseguro e com medo, o coworking pode te ajudar nos primeiros momentos. Além de oferecer boa estrutura para o seu trabalho, os relacionamentos criados a partir dos escritórios compartilhados ajudam a fortalecer o seu campo emocional e criar a sua própria personalidade de negócio.
Dessa forma, você poderá se sentir muito mais seguro obtendo ajuda, além de criar uma primeira rede de networking que será fundamental para o seu desenvolvimento profissional futuro. Com esses passos, você garantirá o sucesso e prosperidade do seu negócio.
Nisso, o XYZ Coworking pode te ajudar. Aqui, você encontra uma comunidade unida com um objetivo em comum: o sucesso. É hora de colocar as mãos na massa! Conheça as soluções do XYZ Coworking e vença o medo de empreender!