Parceria entre Ancev e Sapienza propõe espaços de coworking como ambientes de inovação – Economia SC

Equipe de trabalho comemora o crescimento da empresa, demonstrando como a parceria entre Ancev e Sapienza tem gerado bons frutos no crescimento do coworking.

Nos últimos 4 anos, o número de espaços de coworking disponíveis no Brasil cresceu 63%.

Atualmente já existem mais de 2500 espaços em oferta no mercado. Todavia, este aumento vem acompanhado da procura.

Após a pandemia, o coworking passou a ser uma alternativa econômica viável para muitos profissionais, principalmente entre os  liberais e autônomos.

Para Rute Pogan, presidente da Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais – Ancev, os espaços de coworking promovem a inovação e geração de emprego.

Afinal, eles promovem a inclusão de negócios de nichos diversos e possibilitam a troca de experiência entre pessoas de diferentes culturas, idades e áreas diferentes.

Contudo, o conceito de coworking vai além da oferta de escritórios disponíveis e de uma infraestrutura que permite o trabalho.

Ele abrange outros pontos importantes para o crescimento profissional como a interação social, a rede de networking, amizades e parcerias de trabalho.

Por este motivo, a parceria entre a Ancev e a Sapienza foi criada. A intenção das instituições é contribuir para que os gestores de coworking desenvolvam habilidades para gerar vantagens competitivas no setor.

Dessa forma, o crescimento e desenvolvimento do mercado de coworking poderá continuar existindo.

Coworking Innovation Academy é o grande destaque 

Uma das oportunidades que a Sapienza disponibiliza aos parceiros é a Coworking Innovation Academy, um curso de capacitação de 12 semanas que só em Junho formou 25 gestores de coworking espalhados pelo país.

O programa é voltado exclusivamente para negócios da área e tem como objetivo transformar o coworking em uma vitrine de inovação e boas práticas de empreendedorismo.

Neste caso, a formação de uma gestão estratégica é essencial para aqueles que querem crescer no setor.

De acordo com Geraldo Campos, CEO da Sapienza, “A densidade de empresas e pessoas dentro dos coworkings possibilita a criação de comunidades que podem se transformar em um micro ecossistema. 

Logo, se os envolvidos conseguem interagir e criar momentos de network, também conseguem desenvolver novos negócios e ideias”.

Na prática, os gestores de coworking têm a missão de promover o networking e a criação de novas oportunidades ainda não exploradas.

Para isso, Geraldo acredita que é necessário  criar métodos de compartilhamento de conhecimentos entre os profissionais que atuam em espaços de coworking e a sociedade.

Entretanto, só é possível através de canais de comunicação e relacionamento entre os dois públicos, onde a exposição de ideias e desenvolvimento de ações dentro das plataformas deve ser o foco.

Tanto Geraldo quanto Rute acreditam que o mercado do setor deve crescer ainda mais nos próximos anos.

“Muitas pessoas de escritório passaram a frequentar os espaços de coworking algumas vezes na semana, quem atua em home office também não quer ficar isolado do mundo, muitas estão percebendo já a vantagem do networking, tem a questão da economia também, enfim, é um mercado que tende a crescer muito”, finaliza a presidente da Ancev.

O Coworking Innovation Academy vai abrir  uma segunda turma no segundo semestre de 2023.

Geraldo Campos aposta na interação entre os gestores como uma oportunidade de gerar novas perspectivas para o mercado. 

Leia também: 

Como o Coworking ajuda mulheres a se libertarem de relacionamentos abusivos?

Qual a importância da acessibilidade nas empresas?

Como aproveitar as áreas de convivência no coworking?

DEIXE SEU COMENTÁRIO!

XYZ COWORKING

Um espaço colaborativo, repleto de pessoas incríveis dispostas a mudar a visão do mundo sobre o trabalho. Somos administradores, psicólogos, contadores, coaches, professores, designers, entusiastas e acima de tudo, realizadores. Nascemos em Joinville – Santa Catarina, mas gostamos de dizer que somos do mundo inteiro porque não acreditamos em fronteiras.

POSTS RECENTES

SIGA-NOS