Cada vez mais, ser parte de espaços de coworking é algo procurado por profissionais de todo o país. Trabalhe em coworking e descubra você também.
A expansão desses espaços de trabalho deve-se ao grande sucesso das pessoas que trabalham dentro deles, além de vantagens e benefícios exclusivos. Porém, você sabia que, não é apenas um escritório compartilhado, e sim um espaço colaborativo?
Acompanhe o artigo para entender um pouco mais sobre esse conceito que pode beneficiar seu negócio de diversas formas.
O que é trabalho colaborativo?
Existe uma grande diferença entre trabalho colaborativo e trabalho cooperativo. O trabalho cooperativo ocorre quando um gestor coloca vários profissionais sob sua orientação, tendo uma equipe multidisciplinar a alcançar um determinado objetivo.
Já o trabalho colaborativo é um ambiente onde os profissionais e as empresas colaboram entre si, em favor da otimização de processos e formas de trabalho, fazendo com que haja trabalhos compartilhados.
Desse modo, podemos dizer que o trabalho colaborativo ocorre com a troca de informações, experiências, opiniões, parcerias, serviços e até aquela ajudinha que recebemos de um parceiro de vez em quando.
Leia mais: Como o coworking ajuda no crescimento da minha empresa?
Mas afinal, o que é um espaço de trabalho colaborativo?
O espaço de trabalho colaborativo é quando o espaço é compartilhado coletivamente no trabalho de todos.
Praticamente todas as empresas conseguem se beneficiar dessa troca de experiências para potencializar diversas frentes, como serviços ou produtos, gestão de projetos, economia colaborativa e até conhecimento sobre o consumidor.
Além disso, por ser um espaço com pessoas trabalhando em coisas totalmente distintas, é super comum que as empresas comercializem seus serviços ou produtos entre si.
Leia mais: Coworking na área da saúde: como funciona?
Principais vantagens de trabalhar em um espaço colaborativo
Se você ainda ficou com dúvidas, vamos detalhar três dos principais fatores que tornam o trabalho em um coworking super vantajoso para os mais diversos negócios. Confira:
1 – Redução de custos
A redução de custos é uma das grandes vantagens de um espaço colaborativo, já que os custos para manter o local são divididos entre todos. Desse modo, a mensalidade que cada profissional ou empresa paga é muito baixa.
Além disso, o aluguel de uma sala privativa ou posição compartilhada em um espaço colaborativo já contempla climatização, internet de alta velocidade, mobiliário, decoração, água, energia elétrica, recepção, etc..
Já que você não precisará pagar separadamente cada coisa, economizará uma grande quantia
2 – Constante otimização
Algo muito proveitoso que acontece nesses espaços colaborativos é a otimização constante de produtos, serviços e processos.
Ao trocar informações e experiências com outras empresas e profissionais, você consegue ter ideias de melhorias para o seu negócio. Desse modo, sempre há algo a melhorar. Um exemplo bom é quando as empresas observam as redes sociais das outras.
Surgem novas inspirações, ideias e até mesmo críticas que auxiliam a construir uma imagem mais concordante com a visão da sua marca.
3 – Aumento da produtividade
Os escritórios compartilhados são várias vezes procurados pelas pessoas que trabalham em home office, e por inúmeros motivos. Um deles é que o coworking estimula a produtividade, e isso acontece de muitas formas.
A proximidade com outras pessoas já estimula de forma natural a produtividade, aprimorando o foco do profissional.
Além do mais, toda a infraestrutura do lugar é construída pensando em conforto, redução de distrações e na produtividade, no geral.
Aproveite para conhecer XYZ Coworking e comece 2023 com o pé direito!