Se você quer saber como aumentar o faturamento da empresa, nosso post de hoje pode ajudar a clarear as ideias.
Aumentar o seu faturamento não é apenas atrair novos clientes e vender produtos ou serviços a mais. Existem inúmeras estratégias que possibilitam chegar ao fim do mês com mais lucro no caixa.
É fundamental, por exemplo, fazer a manutenção de clientes antigos, criar programas de fidelidade e investir em marketing.
Então, sem mais delongas, vamos ao que interessa.
8 Formas de aumentar o faturamento da empresa
1 – Invista em marketing digital
Entre as formas de marketing disponíveis atualmente, o marketing digital é a que mais traz resultados a longo prazo.
Existem muitas formas de investir em marketing digital, como redes sociais, blog e anúncios pagos. Cada uma das estratégias vai seguir um propósito diferente e, o ideal, seria unir todas elas.
Mas, para você ter uma breve noção, funciona assim:
- O blog serve para criar relevância para a marca e atrair clientes no longo prazo;
- As redes sociais servem para interagir com seu público e se tornar mais conhecido;
- Os anúncios pagos servem para conseguir aumentar as vendas de uma forma mais imediata.
Entretanto, tudo deve ser muito bem planejado e orientado a resultados. Se você não sabe como fazer, contrate uma agência expert no assunto!
2 – Analise a concorrência
Algo que pode trazer uma noção melhor do que funciona e o que não funciona no seu mercado é analisar a concorrência.
De acordo com a Exame, essa é, inclusive, uma estratégia que pode ajudar as empresas a crescerem mais rápido.
O que eles estão fazendo que está dando certo? E o que estão fazendo que não vai tão bem assim? A sua empresa faz algo semelhante?
A partir daí, você consegue criar um panorama sobre sua posição no mercado em relação aos concorrentes.
Além disso, também é possível começar a entender o que você poderia fazer que ainda não faz, e o que não precisa de tanta atenção assim.
Ao economizar recursos e investi-los no lugar certo, automaticamente melhoram os resultados das vendas, o que faz o faturamento subir.
3 – Capriche no relacionamento com o cliente
Existem algumas formas de aproveitar o número de clientes que você já tem. Uma delas é oferecer o melhor serviço possível de relacionamento com o cliente.
Se sua empresa vendeu um produto ou serviço e o cliente precisou de suporte, ele deve conseguir esse suporte sem barreiras.
Além disso, trate o cliente com respeito, simpatia e empatia. Quanto mais à vontade ele se sentir, mais vai confiar na sua marca e na solução apresentada.
Assim, fica mais fácil conseguir novos negócios com os clientes da base, que muitas vezes são mais lucrativos do que novos clientes.
Em lojas físicas, atenda o cliente imediatamente, sem o deixar esperando. Já por telefone, o ideal é contar com um serviço profissional de atendimento, como uma central de relacionamento, caso você tenha um alto volume de ligações.
4 – Invista em qualidade
Algo que sempre vai fazer a diferença na hora de aumentar o faturamento e o lucro é a qualidade daquilo que você oferece.
Todo cliente está disposto a pagar um preço justo por um produto, mas chegar a esse preço é apenas o primeiro passo do processo.
Veja como precificar um serviço de forma equilibrada.
É necessário garantir que a qualidade seja condizente com a realidade do mercado e com o preço em si.
Entretanto, se você se esforçar para entregar mais qualidade do que seus concorrentes, o custo-benefício de comprar da sua marca aumenta, o que pode contribuir com o aumento do faturamento de forma natural.
Afinal, se um cliente puder escolher entre um produto nota 8 e um nota 10 por um preço semelhante, obviamente ele vai querer o que oferece um benefício maior.
5 – Mantenha a equipe motivada
Uma das coisas que mais compromete o desempenho da sua empresa é a desmotivação dos próprios funcionários.
Trabalhar desmotivado acaba influenciando em tudo, desde a forma como os clientes são atendidos até o esforço para encontrar soluções adequadas a eles.
Para garantir que isso não ocorra com a sua empresa é necessário encontrar formas de manter a equipe sempre motivada e engajada.
Benefícios e salários são apenas uma parcela dessa estratégia. Procure implementar campanhas de incentivo, faça palestras, reuniões e tenha um plano de carreira claro dentro da empresa.
Recompense os pequenos esforços e, principalmente, os resultados. Se algum colaborador estiver com problemas, chame-o para conversar e tente encontrar uma solução diplomática para o caso.
6 – Faça promoções
As promoções servem a diversos propósitos. Aumentar o ticket médio, reduzir excesso de estoque, fazer um produto circular, entre outros.
Elas também podem ser usadas para aumentar o faturamento da empresa de forma inteligente.
Faça promoções que realmente sejam vantajosas para o cliente e para a empresa.
Tenha em mente que isso envolve cálculos para balancear a lucratividade e os custos, mas quando você faz uma promoção atrativa, acaba fazendo mais vendas em menos tempo.
7 – Utilize upselling e cross-selling
Upselling é o ato de oferecer algo melhor do que aquilo que o cliente está pedindo, por um pequeno adicional de preço.
Já cross-selling é o ato de complementar a venda com um item adicional, seja produto ou serviço.
Imagine a contratação de um plano de internet móvel. Ao invés de contratar 10GB de pacote, a empresa oferece ao cliente 15GB por um pequeno acréscimo.
Antes do fechamento, ela também oferece o seguro de aparelhos móveis, por uma parcela de R$ 9,90 no cartão de crédito.
Essa venda utilizou com eficácia o upselling e o cross-selling, aumentando o ticket médio e o faturamento da empresa com pouco esforço.
8 – Aumente os lucros reduzindo os custos
Por fim, outra forma de fazer a diferença nas contas da empresa é, não necessariamente, aumentando o faturamento, mas sim os lucros.
Ao reduzir custos, sobram mais recursos para serem investidos em outras áreas e estratégias.
Toda empresa consegue reduzir custos, independentemente do ramo de atuação ou porte da empresa.
Renegociar contratos, eliminar o que não é necessário e reduzir pacotes de serviços que não são totalmente aproveitados são alguns exemplos.
Veja nosso post sobre como reduzir custos e fazer seu negócio crescer!