Aprenda a aplicar a redução de custos em sua empresa e veja os negócios se desenvolvendo mais rápido com mais investimentos.
A fórmula do crescimento não é tão complexa quanto parece. É necessário ter recursos para investir, avaliar os resultados e colher os lucros.
O problema é que, muitas vezes, não há recursos para investir.
As empresas têm inúmeras responsabilidades e despesas, e economizar pode ser difícil.
Entretanto, se você souber o que fazer, é possível reduzir custos de outras formas e aplicar esses recursos no que é mais importante.
Como reduzir custos na minha empresa?
Planejamento
Tudo deve começar com um bom planejamento estratégico de redução de custos.
Você precisa definir uma meta, limites diários, semanais e mensais.
Faça uma lista de prioridades entre seus custos e determine quais deles são mais importantes, e quais podem ser deixados por último.
Ao atingir o limite estipulado em seu planejamento, você deve parar de gastar, a menos que seja com algo vital para o funcionamento dos negócios.
Saber onde estão seus custos, quais são eles e qual a importância que cada um tem na sua empresa já é o início da mentalidade de redução.
Serviços essenciais
Em seguida, você deve riscar da sua lista tudo que não for essencial para fazer sua empresa funcionar.
Ao longo dos anos, acabamos acumulando coisas que tornam nossa jornada mais confortável, mas que não são realmente necessárias.
Se o intuito é reduzir custos, você precisará abrir mão desses pequenos confortos em prol do crescimento mais à frente.
Isso pode ter um impacto momentâneo no desempenho da equipe, mas é uma questão de se adaptar.
Afinal, antes de ter esse conforto, você operava de outras formas. Nada impede você de dar um passo para trás e pegar impulso para saltar depois.
Renegociação de contratos
Você já avaliou como andam os contratos da sua empresa? Contas de consumo como internet e telefone, serviços agregados, convênios, entre outros adicionais, podem ser renegociados.
Se você acha que tem um plano de internet maior do que o necessário, ou se pensa que aquele convênio com o estacionamento não está sendo benéfico, procure a renegociação.
Muitas vezes, você consegue descontos e planos mais adequados sem ter que mexer nos custos.
Entretanto, estamos buscando a redução de custos. Por isso, foque em tudo que puder ficar mais barato, mesmo que tenha que abrir mão de alguma vantagem.
Pesquisa de fornecedores
Por mais que os contratos possam ser renegociados, às vezes o seu fornecedor não está preparado para trabalhar com essa flexibilidade.
A única alternativa, então, é buscar outros. Você não precisa ter medo de encerrar contratos e fazer novos. Isso acontece todos os dias.
Procure por fornecedores que ofereçam preços mais baixos, ou que agreguem alguma vantagem que você possa usar para compensar o valor pago.
Como o objetivo é a redução de custos, evite aqueles que oferecem muitas vantagens, mas que também cobram caro demais.
Gestão de equipes
A gestão de equipes também é uma boa forma de obter uma redução de custos expressiva dentro da empresa.
Muitas vezes, colaboradores podem realizar tarefas complementares sem que você precise contratar mais pessoas para isso.
Um bom exemplo é a conservação dos espaços. Se cada colaborador ajudar ao fim do dia, o escritório estará limpo e organizado na manhã seguinte.
Existem diversas atividades que a equipe pode realizar para evitar a contratação e demissão de funcionários.
Aliás, essas são duas operações altamente custosas para todas as empresas.
Converse com sua equipe. Mesmo que você tenha que compensá-los de alguma forma, ainda vale a pena.
Papéis, insumos e impressões
Sabia que grande parte dos custos das empresas vem de insumos como papéis, material de escritório e material de limpeza?
As impressões nem sempre são necessárias, já que, hoje, muitos documentos existem no ambiente digital.
O material de limpeza pode ser trocado por marcas mais baratas, e utilizado de forma mais consciente.
Até mesmo o material de escritório pode ser economizado se a equipe toda estiver alinhada com a mentalidade da redução de custos.
Basta determinar, novamente, o que é realmente necessário e o que é dispensável.
Trabalhar em coworking
Agora, a melhor dica de todas para uma redução de custos eficiente: migrar para um coworking.
O coworking disponibiliza espaços para empresas de quase todos os portes, já com toda a infraestrutura que você precisa para trabalhar.
Isso inclui não apenas o espaço, mas também as contas de consumo (internet, luz, água e telefone), ar condicionado, mobiliário, limpeza e conservação, além da manutenção sempre que necessário.
Você paga apenas uma mensalidade única e já tem todos esses benefícios inclusos.
Se você busca uma redução de custos rápida e que fará muita diferença, e ainda uma melhoria na qualidade de vida e no ambiente de trabalho, a melhor opção é partir para um coworking.
Conheça os espaços do XYZ Coworking, mude de vida e faça sua empresa decolar!
→ Leia também: Quanto custa um Coworking?